Site icon Imediato – Jornal Regional

Capital do Móvel celebra quatro décadas e homenageia empresários do setor do mobiliário

Aepf

A Capital do Móvel celebrou 40 anos e juntou num jantar de gala empresários e entidades do setor do mobiliário, num momento único para celebrar a história de quatro décadas de sucesso e inovação no setor do mobiliário português.

Durante a gala, foram homenageadas as empresas, os profissionais e todos os que contribuíram para o sucesso da indústria e da região.

Ana Rita Pacheco, presidente da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, referiu é importante reconhecer “quem faz bem, quem trabalha em prol de um setor e de uma região, que é o caso dos nossos empresários”.

A presidente da Associação Empresarial de Paços de Ferreira falou ainda do Centro Tecnológico e afirmou que a Associação Empresarial está a “trilhar um caminho próximo das empresas, sabemos que o futuro é tecnológico, o futuro é digital e portanto é nesse sentido que achamos que o Centro Tecnológico faz todo o sentido”.

Na cerimónia, Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, destacou a importância do setor no desenvolvimento económico do concelho, assim como da marca Capital do Móvel que, ao longo dos anos “foi tendo diferentes significados para diferentes pessoas”, mas todos unidos pela construção de uma “memória coletiva”. “Uns viram oportunidade de uma identidade nacional, honra seja dada aos empresários que pelo país carregaram a marca de orgulho do nosso engenho”, referiu, deixando uma palavra de apreço a Arménio Pereira, ex-presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, conhecido como o pai da Capital do Móvel, “por ter sabido acalentar um esforço com a criação da marca”.

Afirmando que cada empresário “fez o seu papel” no desenvolvimento da Capital do Móvel, o autarca recordou que 30% dos trabalhadores das 6 mil empresas do concelho “estão exclusivamente dedicadas à indústria da madeira e do mobiliário. Salientou ainda que 61% das exportações no concelho provêm do mobiliário, responsável também pelos 30% do valor acrescentando bruto dos quase 1.8 mil milhões de euros vendidos.

“É preciso assim olhar para o presente, e sobretudo para o futuro, interpretando, antecipando e construindo, para manter a competitividade e criar condições para reunir equipas fortes, bem remuneradas e criativas”, referiu Humberto Brito.

E nesse olhar para o futuro, o autarca garantiu que acredita na Capital do Móvel, mas também numa Capital do Móvel “mais digital e mais tecnológica, em que vamos além da qualidade e do serviço ao cliente e da orientação para os mercados externos”. “Devemos querer ser os melhores, devemos a nós próprios esta ambição, por nós e por todos quantos vieram e lutaram antes de nós”, referiu.

E isto, faz-se, “investindo na inovação, construindo condições capazes de atrair talento e, com ele, poder inventivo e criador”. “E é isso que vamos fazer”, afirmou, referindo-se ao Parque de Ciência e Tecnologia, “o projeto maior dos nossos tempos, o contributo da minha geração governativa”. “Estão lançadas as bases do maior e mais robusto desenvolvimento do concelho, sem paralelo nas próximas décadas”, assegurou.

Neste caminho, Humberto Brito assumiu o compromisso de envolver os mais jovens, “o talento do amanhã”, indo até escolas, envolvendo os jovens alunos nos projetos do município.

“Por isso, a nova Capital do Móvel é mais inclusiva, mais ambiciosa, mais tecnológica. Na nova Capital do Móvel cabemos todos, têxtil, metalomecânica, agricultura e o biotecnologia, construção, serviços, ensino, floresta, energia, comércio e turismo. Todos precisamos de todos e eu também preciso de vós, porque as empresas têm um valor inigualável para construir comunidades prosperas e felizes”, concluiu.

Homenagens

Na cerimónia comemorativa dos 40 anos da marca Capital do Móvel, foram homenageados empresários do setor, assim como os ex-presidente da Associação Empresarial de Paços de Ferreira.

O Prémio Jovem Inovador foi entregue a Fábio Freitas

O Prémio Mulher Inovadora foi entregue a Marta Andrade

O Prémio Empresa Inovadora foi entregue a Portos Mobiliário – Luiz dos Santos Pereira

O Prémio Empresa Sustentável foi entregue a AM Fourniture Group – Armando Ferreira da Silva & Filhos, Lda

O Prémio Empresa Exportadora foi entregue a David Mendes & Brito Mendes

O Prémio História e Tradição – Empresa com 75 anos foi entregue a Auto Viação Pacense e a Mecânica de Paços de Ferreira

Os Prémios Reconhecimento Embaixador Capital do Móvel foram entregues aos ex-presidentes da Associação Empresarial de Paços de Ferreira – Rodrigo Pedrosa, Pedro Andrade, Hélder Moura, Rui Carneiro e Samuel Santiago

Exit mobile version