A Câmara Municipal de Paços de Ferreira está a preparar as antigas instalações do Hospital da Santa Casa da Misericórdia para a criação de um hospital de campanha “destinado a cidadãos com necessidades de prestação de cuidados assistenciais”.
Contudo, a autarquia sublinhou que o espaço apenas vai ser utilizado “caso venha a ser necessário”, destacando a “atual evolução galopante da Covid-19 na região e no país”.
Assim, esta sexta-feira foi feita uma limpeza exterior e interior do edifício e começou o processo de reinstalação dos equipamentos, trabalhos que deverão estar concluídos no início da próxima semana”, adiantou a autarquia.
Recorde-se que, no início da pandemia de Covid-19, a autarquia já tinha preparado o espaço depois de anos de inatividade. Contudo, se “felizmente” o hospital de campanha não foi necessário em março, agora pode voltar a ganhar vida para garantir a assistência a cidadãos infetados ou em situação de vulnerabilidade social.
Pode vir a ser criado um Centro Covid em Paços de Ferreira ou Penafiel
O Jornal de Notícias avançou esta sexta-feira que pode vir a ser criado um Centro Covid em Paços de Ferreira ou Penafiel, com capacidade para 50 a 80 camas.
Segundo o mesmo jornal, a decisão foi tomada esta manhã em reunião do Conselho Metropolitano do Porto, sendo que todos os autarcas “concordam na necessidade de mais um centro de retaguarda” no Vale do Sousa.
Para o presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, “até poderão ser dois” : um em Paços de Ferreira e outro em Penafiel, consoante a dimensão dos espaços.