Site icon Imediato – Jornal Regional

Câmara de Paços de Ferreira investe quase 75 mil euros em equipamentos de inclusão tecnológica

3

Fotografia: Município de Paços de Ferreira

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira distribuiu 17 sistemas interativos pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, de forma a promover a inclusão tecnológica na população sénior. Segundo um comunicado da autarquia, Paços de Ferreira torna-se “o primeiro Município do país a fazer uma aposta desta dimensão na inclusão tecnológica dos mais idosos”.

Na quinta-feira decorreu, nos Paços do Concelho de Paços de Ferreira, a entrega destes equipamentos às instituições, no âmbito do projeto «Cultura para Todos».

“Com estes equipamentos, todos os utentes destas instituições poderão realizar diversas atividades de estímulo físico e cognitivo, aceder a conteúdo multimédia, música, filmes e notícias, assim como manter-se em contacto com família e amigos através de videochamadas e troca de mensagens, fotos e vídeos.
Tudo isto através de um sistema adaptado, baseado em interfaces naturais, como o toque e o movimento do corpo, e perfeitamente adaptado àqueles que nunca tiveram contacto com as novas tecnologias”, explica a autarquia, em comunicado de imprensa.

Segundo a Câmara Municipal, o projeto “recebeu Nota de Mérito na sua fase de candidatura, vai diretamente de encontro aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU” e enquadra-se “como resposta às condicionantes impostas pela covid-19, já que permitirá aos utentes estar em contacto direto com a sua rede social, observando todas as regras sanitárias em vigor”.

O IMEDIATO apurou, através de informações disponibilizadas no Portal BASE, onde são publicados contratos públicos, que a autarquia pacense celebrou um contrato de “aluguer operacional de 16 equipamentos interativos para intervenção com idosos, pelo período de 24 meses” com a startup siosLIFE, criada em 2014 e especializada no desenho e criação de tecnologias adaptadas aos seniores, “com um foco especial na inovação”.

Os dados indicam um investimento de 74.639,28 € euros pelo aluguer dos equipamentos ao longo de dois anos, sendo o projeto, segundo a nota enviada pela Câmara Municipal, apoiado por fundos comunitários. Conheça as instituições que receberam estes sistemas interativos:

Exit mobile version