ccp

A nova edição da revista cultural Orpheu Paredes é apresentada na próxima sexta-feira, dia 7, às 21h30, no CCP – Centro Cultural de Paredes, no âmbito das comemorações do sétimo aniversário do Café Literário.

A sétima edição da revista anual Orpheu Paredes é dedicada às comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões.

A sessão terá um debate moderado pela Vereadora da Cultura com os oradores Joel Cleto, historiador, Francisca Camelo, poetisa e Antónia Silva, Chefe de Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Paredes.

A edição de aniversário do Café Literário tem ainda um café-concerto-literário, protagonizado por Yvette Soares e Ricardo de Barros. Segue-se a apresentação da sétima edição da revista Orpheu Paredes, acompanhada por uma homenagem à escritora Maria Teresa Horta e por uma Leitura Encenada Poética das Novas Cartas Portuguesas, com a voz de Simão Luís e a guitarra de João Canedo.

A iniciativa conta com a presença de alguns dos autores convidados dos sete anos do Café Literário e participantes da revista cultural para partilharem os seus testemunhos.

A Revista Orpheu é uma publicação do Município de Paredes que aborda diversas áreas como história, património, poesia, etnografia, arte e reflexão cultural, política e social. A Vereadora da Cultura, Beatriz Meireles, afirma que a Orpheu Paredes é “uma nova geração de cultura, nova no sentido de querermos conquistar terreno nunca dantes conquistado, havendo escasso público cultural, para não dizer praticamente inexistente, mas sempre uma geração velha de valores, princípios que nos nortearam, cuja identidade, património cultural material e imaterial estiveram sempre subjacentes às decisões”.

Recorde-se que o Café Literário é uma iniciativa promovida pela autarquia, desde 2018, na primeira sexta-feira do mês, na Biblioteca Municipal de Paredes, com o objetivo de dar a conhecer o percurso e obra de novos escritores locais e de autores já consagrados.

Ao longo destes seis anos, já passaram pela Biblioteca de Paredes, no âmbito deste projeto, mais de 50 autores, entre eles, destacam- se escritores de referência a nível nacional, como Valter Hugo Mãe e Gonçalo M. Tavares

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *