A 83ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta vai sair à rua já na quinta-feira, dois dias após uma série de buscas policiais às residências de ciclistas de equipas que iam participar na prova. Francisco Campos, atleta de Penafiel, e Daniel Freitas, da Rádio Popular / Paredes / Boavista, foram afastados.
A confirmação foi deixada pela empresa que organiza o evento desportivo, a Podium, que garantiu que tem acompanhado os desenvolvimentos tornados públicos pela imprensa, mas que “não pode atuar nestes casos no tempo dos media, aguarda e age apenas perante decisões e resoluções das entidades que superintendem a justiça desportiva”.
“Ainda que alguns corredores e uma equipa tenham sido, entretanto, visados por essas decisões, estas incidem exclusivamente sobre si próprios e sobre a sua atividade desportiva anual e futura pelo que a Volta a Portugal, lamentando, mantém o compromisso de prosseguir com aqueles que nada têm a ver com esses casos e que se mantêm incólumes na forma como praticam o seu desporto de eleição que também é a sua atividade profissional e sustento financeiro”, esclarece.
Recorde-se que, na terça-feira, o diretor desportivo da Efapel confirmou a rescisão de contrato com Francisco Campos, jovem atleta natural de Penafiel, na sequência de buscas realizadas pela PJ à sua residência.
As buscas aconteceram em locais relacionados com equipas de ciclismo no âmbito da operação «Prova Limpa», com o objetivo de “recolha de prova, nomeadamente documentação”. Em abril, a operação permitiu às autoridades a apreensão de “diversas substâncias e instrumentos clínicos, usados no treino dos atletas e com impacto no seu rendimento desportivo”.
Também Daniel Freitas, corredor da Rádio Popular / Paredes / Boavista, foi substituído da Volta a Portugal após a sua casa ter sido alvo de buscas. O diretor da equipa equaciona ainda a rescisão de contrato com o corredor.
“Temos a certeza que durante quase duas semanas, como sempre acontece no verão, o país continuará a viver de forma apaixonada e debruçado sobre a estrada as intrépidas aventuras dos heróis de bicicleta. A 83ª Volta a Portugal Continente assinala os 95 anos de história da nossa Volta”, remata a organização da prova.
Esta edição da Volta a Portugal vai contar com sete ciclistas naturais dos concelhos de Paços de Ferreira, Penafiel, e Paredes, e, como habitual vai passar pela região, com a partida da nona etapa na cidade paredense.