Brian Cipenga é o terceiro reforço apresentado pelo FC Paços de Ferreira para a temporada que vai disputar na II Liga. Depois do defesa Ícaro Silva e do médio Welton Junior, hoje foi a vez de ser conhecido um avançado que integrou a «Equipa do Ano» da Liga 3 ao serviço do Lank Vilaverdense.
O extremo, de 25 anos, conseguiu ascender com a equipa minhota à II Liga, após um «play-off» vencido sobre a BSad e que culminou na segunda subida consecutiva na carreira. Um percurso similar ao do novo treinador pacense, Ricardo Silva, que terá recomendado a sua contratação após ter assinado pelos Castores.
O atleta, de nacionalidade congolesa, contribuiu esta época com um golo e seis assistências, em 36 jogos, para a histórica época da equipa de Vila Verde, que pela primeira vez irá participar nas competições profissionais e será adversário dos pacenses na II Liga.
A história desportiva de Brian Cipenga já se cruzou com alguns clubes da região. Chegou a Portugal aos 18 anos para jogar nos juniores do Boavista FC, de onde saiu para o Aliados de Lordelo (2017/18), tendo posteriormente passado pelo SC Freamunde (em 2018/19 fez 30 jogos e marcou oito golos), seguindo-se Famalicão, Ideal, Anadia e, nas duas últimas épocas, o Lank Vilaverdense.