Os Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira celebraram o seu 92º aniversário no Sábado, dia 1 de Julho de 2023, com festividades que decorreram o dia inteiro.
As celebrações começaram por volta das 9 horas da manhã, com o hastear das bandeiras. Depois, de tarde, deu-se a Formatura Geral, pelas 15 horas, seguido da Sessão Solene, que iniciou às 16.
Na sessão solene, discursaram António Barbosa, 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, seguido da Dra. Maria João Silva, vice-presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira.
Deu-se então uma entrega de insígnias de assiduidade a certos membros do corpo dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, condecorados pelos anos nos quais se encontram em serviço, juntamente pelo seu excelente trabalho.
Os bombeiros Pedro Silva, Pedro Moutinho, Ana Cruz e Bruna Neto receberam a medalha dos 5 anos de serviço, enquanto Marina Lopes e Vladimiro Pinto receberam de 10. Honrados pelos seus 15 anos de serviço, Luís Moura e Hugo Flor foram condecorados, seguidos por Albano Costa, homenageado pelos 20 anos de serviço e por fim Eduardo Carneiro, que está envolvido com os Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira há 30 anos.
De seguida, discursaram António Carvalho, Vice-Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, seguido do Eng. Sérgio Barros, Comandante Sub-Regional do Tâmega e Sousa.
Durante todas as celebrações e discursos, um grande foco foi posto na figura de Zeferino Barbosa. O recém-falecido Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira foi homenageado de várias formas, com todos os convidados a fazerem questão de enaltecer a sua humanidade e humildade, assim como o seu amor à causa, que o levou a tornar-se uma figura mítica dentro do seio dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira. Como tal, foi homenageado com a revelação de uma fotografia sua nos quarteis.
Para além disso, foi honorado com a medalha de Dedicação e Altruísmo, juntamente com o antigo presidente dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, o Sr. Gabriel Alves. Para receber esta condecoração póstuma, esteve presente o filho de Zeferino, o Sr. José Barbosa.
O Comandante José Luís Morais, Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, fez questão de discursar e de condecorar o Comandante António Barbosa, de forma surpresa. António Barbosa demonstrou-se orgulhoso pelo acontecimento e mostrou-se visivelmente emocionado por ter conseguido tal honra.
Para terminar a sessão solene, falaram o Dr. Luís Elias, Presidente do concelho fiscal da Liga dos Bombeiros Portugueses, seguido do Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Dr. Humberto Brito.
O Presidente da Câmara referiu que neste tipo de eventos fica sempre “com um grande sentido de gratidão por tudo o que este corpo faz pela população”, acrescentando que a “Câmara Municipal agradece pelo grande serviço prestado à sociedade Pacense” e que “vai continuar a tentar ajudar o corpo dentro das possibilidades”.
Por fim, terminada a sessão, realizou-se um pequeno lanche de convívio entre o corpo, as suas famílias e os convidados, para acabar um dia de festividades.