Museu Municipal de Penafiel apresenta hoje, dia, 8 de setembro, pelas 22h, o cine concerto “Berlim – Sinfonia de uma Grande Cidade”, de Walter Ruttmann, com banda sonora original pelo Atelier Radiofónico, no âmbito programa “Sentir o Verão / Luz, Câmara, Verão”.
O município destaca que este projeto é integrado pelo Clube Objetivo Cinema em Penafiel e do Cinemax Penafiel “dedicado à criação artística local através da encomenda de uma banda sonora, o Atelier Radiofónico, laboratório de som experimental sediado em Penafiel, compôs e interpretou música original para uma das obras-primas do cinema mudo, “Berlim, Sinfonia de Uma Grande Cidade” do alemão Walter Ruttmann, um pintor que mais tarde se transformaria num dos mais inovadores cineastas experimentais”.
Walter Ruttmann começou a sua carreira no cinema logo a seguir ao fim da primeira guerra mundial, como criador de efeitos especiais para Lotte Reiniger, a pioneira da animação.
“Desde as suas origens o cinema surgiu ligado às cidades, cujas ruas se transformam em espaços cinemáticos, uma forma de experiência da velocidade e do movimento. É nas cidades que se concentram as primeiras salas pensadas para acolher o cinema, que ao longo de mais de um século conhecerão profundas transformações”, refere o município.
“Mas é também às cidades que é dedicado um conjunto de sinfonias urbanas que, a partir dos anos vinte, toma as metrópoles e os seus habitantes como protagonistas. Este é um dos seus filmes fundadores”, acrescenta a autarquia.
O filme retrata a vida na cidade de Berlim, durante o final dos anos 20, através de impressões visuais, num semi-estilo documentário. Embora não siga o conteúdo narrativo do típico filme, a sequência de eventos implica um tema específico – a vida quotidiana numa cidade industrial, perto da ebulição.