Criada no ano de 1822, a Banda Musical de Freamunde, celebra este ano 200 anos de existência e, para comemorar, ao longo do dia de amanhã irão decorrer várias iniciativas.
O Jornal IMEDIATO esteve à conversa com o Presidente da Banda, Paulo Querido, que contou o que irá decorrer ao longo do dia. As celebrações começam de manhã com o hastear da bandeira e com a abertura das salas ao público. Em seguida irá realizar-se um Porto de Honra e uma romagem aos cemitérios nº1 e 2 de Freamunde para prestar homenagem a sócios, diretores e músicos já falecidos. Pelas 19 horas irá decorrer a habitual missa de aniversário e em seguida o jantar comemorativo dos 200 anos.
Sem um dia fixo de criação, este ano foi escolhido o dia 3 de dezembro para se celebrar os 200 anos, mas ao longo de todo o ano foram organizadas várias iniciativas para celebrar este marco.
O Presidente afirma ao Jornal IMEDIATO que espera que a banda “continue a viver o que está a viver que é o gosto que as pessoas tem a ouvir a banda, e o amor pela banda“.
Neste momento a Banda Musical de Freamunde conta com 72 músicos, e segundo Paulo Querido tem existido muita procura dos jovens pela escola que já conta com 90 alunos e com professores a lecionar durante todo o ano.
No próximo dia 30 de dezembro a Banda Musical de Freamunde irá realizar um Concerto de Natal.