Sábado e domingo, dias 11 e 12 de janeiro, a freguesia de Lagares e Figueira, vai ser palco do Auto dos Reis Magos 2025, um evento que celebra tradições culturais da região e que é promovido pela Associação GENOMA, com o apoio da Junta de Freguesia de Lagares e Figueira, da Câmara Municipal de Penafiel e da Associação para o Desenvolvimento de Figueira.
Este festival emblemático que celebra as mais autênticas da região e é já um marco na vida cultural de Penafiel, traz até à freguesia de Figueira a magia de uma tradição que une a comunidade através da cultura.
Durante o evento, terá lugar uma feira de artesanato e gastronomia, onde a criação se encontra com a memória das raízes locais, assim como decorrerá a icónica parada e o teatro cantado – o Auto, que transformam as ruas de Figueira num palco cheio de emoção. Terão ainda lugar espetáculos culturais únicos, que tornam esta celebração uma experiência imperdível.
A icónica parada e o teatro cantado – Auto dos Reis Magos, que transformam as ruas de Figueira num palco vivo, cheio de emoção, são os momentos altos do evento e decorrem sábado, dia 11, às 18h e no domingo, dia 12 pelas 15h30.
Além disso, sábado, dia 11, pelas 10 horas, terá lugar a abertura do Mercado dos Reis Magos. Às 14 horas, terá lugar a atuação do FIDES, Orfeão de Valbom, Santa Marinha e às 15 horas sobem ao palco os coros da Escola de Música da Banda Musical de Lagares. Às 16 horas é a vez do Amicitia Chorus, Santa Marinha e as atuações encerram com a Bandalhada, do Largo do Souto.
Às 21 horas terá lugar a atuação de Eiró, na tenda e, uma hora depois, a animação está a cargo de “Cartas de Sean’ar” que trazem ao madeiro “O Mago Desconhecido”.
Já no domingo, dia 12, o Mercado abre às 10 horas. Às 14 horas, no coreto, vai atuar o Rancho Folclórico de Ordins e no Campo do Pontes estará o “À espera do 10”, do Orfeão de São Pedro da Cova.
Às 15 horas, no Largo do Sousa, atuarão os Zés Pereiras de S. Julião, seguido do Auto dos Reis Magos às 15h30. Pelas 18h15 a Tuna Pitagórica da União Académica de Avintes atua no coreto e a festa encerra na tenda, às 19h15, com as Tradições de São Pedro da Cova.