Depois de reunir com o Conselho de Administração do CHTS, Marta Temido reuniu-se Gonçalo Rocha, presidente da CIM Tâmega e Sousa e autarca de Castelo de Paiva e com Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel.
“Aquilo que transmitimos à Ministra é que ficamos satisfeitos que essas medidas tivessem sido aplicadas, mas também que já falávamos dessas medidas há mais de 15 dias e que se essas medidas tivessem sido adotadas com maior antecedências, podíamos ter evitado alguma da dor e do sofrimento e do constrangimento quer aos utentes, quer aos profissionais de saúde que viveram com muita a angústia estas últimas semanas”, afirmou Antonino de Sousa, presidente da autarquia de Penafiel.
O autarca ressalvou ainda o facto de ter havido uma melhoria na pressão do Hospital nos últimos dias, mas entendeu que “podia ter sido feito mais e mais cedo”. Antonino de Sousa reafirmou a necessidade de “se ganhar espaço no Padre Américo”, nas enfermarias e nas Urgências, reivindicação que foi acolhida pela ministra, que se “comprometeu” a manter a estrutura de apoio à Urgência e a unidade exterior de realização de testes se irão manter “pelo menos enquanto a situação na estabilizar”, explica Antonino de Sousa.
Além disso, os autarcas voltaram a destacar a importância das parcerias para a transferência de utentes para aliviar os internamentos no Hospital, assim como o reforço dos profissionais de saúde. “Das palavras da senhora ministra concluímos que está a ser feito”, remata.