AM

A Assembleia Municipal de Penafiel aprovou, em Assembleia Municipal, com a abstenção da oposição socialista, um orçamento de 149 milhões de euros para o ano de 2025.

Do lado dos socialistas, os discursos quanto aos documentos previsionais para 2025 foram muito críticos, visto entenderem que o orçamento apresentado é “um exercício de adivinhação”, referiu Luís Monteiro, certo de que a previsão não será cumprida, à semelhança do que aconteceu nos últimos anos. “É um orçamento próximo dos 149 milhões, três vezes mais do que vai acontecer se olharmos para os últimos anos, e para o ano passado em que a execução foi de 60 milhões”, criticou, apontando-o como “muito inflacionado”.

Mas, segundo a Câmara Municipal de Penafiel, este orçamento, “o maior da sua história”, contempla um “volume significativo de fundos comunitários provenientes do PT2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), bem como o aumento das transferências do Orçamento de Estado para o próximo ano”, que fazem com que Penafiel seja “o concelho com maior volume de financiamento comunitário na região”?.

Além disso, contempla investimentos em áreas como a saúde, educação, apoio à família, habitação social e desporto.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “estamos perante o maior orçamento aprovado na história de Penafiel. Um orçamento que privilegia várias áreas da governação e que garante investimentos essenciais para o desenvolvimento de Penafiel, para responder às necessidades atuais e projetar um futuro mais coeso e competitivo, sem esquecer a sustentabilidade e a boa gestão financeira do Município”.

Na área da saúde, o orçamento inclui a construção de novas unidades, como o novo centro de saúde na cidade de Penafiel e nas Termas de S. Vicente, assim como a requalificação de infraestruturas existentes, como os casos do atual Centro de Saúde da cidade, junto à escola D. António Ferreira Gomes e o de Paço de Sousa.

No reforço de respostas sociais, a Câmara Municipal continua a apostar na criação de mais creches no concelho de Penafiel. O objetivo da autarquia é criar a curto prazo 202 novos lugares para acolher crianças dos 4 meses aos 36 meses. Na habitação social, o Município vai reforçar a construção de edifícios de habitação coletiva.

Na educação, serão requalificadas várias escolas no Concelho e construída uma residência universitária para salvaguardar a crescente procura de estudantes?.

Na área do desporto, está prevista a construção do Pavilhão Municipal Fernanda Ribeiro, “a maior obra municipal de sempre executada no município de Penafiel”, refere a autarquia.

“Este orçamento privilegia ainda projetos nas áreas da cultura, turismo, ambiente e outras áreas, e reforça o compromisso da autarquia com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida, mantendo uma gestão financeira equilibrada e promovendo a coesão social e territorial”, concluiu o executivo.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *