Na sequência da antecipação das eleições para a Comissão Politica do PPD/PSD de Penafiel, entendi que era meu dever disponibilizar-me para assumir uma candidatura à liderança daquele órgão.
A decisão que tomei assenta em 3 razões claras e objectivas.
A primeira razão é que estamos a pouco mais de 2 anos das próximas eleições autárquicas e o PPD/PSD, o maior e o mais responsável partido da coligação Penafiel Quer, tem que estar unido e mobilizado para gerir todo esse exigente processo. Um processo ainda mais complexo pelo facto de em 2025 se iniciar um novo ciclo autárquico, que deve trazer novas ideias, novos projectos e novos protagonistas.
A segunda razão assenta na circunstância de exercer a função de Presidente da Câmara Municipal, indicado pelo PSD, e de ser também Vice-Presidente da Comissão Politica Distrital do PPD/PSD, que me impõem um especial dever e uma maior responsabilidade, no processo de sucessão autárquica.
E a terceira razão, porventura a mais relevante, é que não há exemplos de processos de sucessão, seja em Câmaras Municipais, seja em Juntas de Freguesia, que tenham corrido bem sem o envolvimento e participação daqueles que terminam os seus mandatos. Veja-se o caso da Câmara Municipal do Porto que, por não ter contado com o envolvimento do então Presidente Rui Rio, se perdeu. Pelo contrário, no nosso concelho em 2012, o meu antecessor entendeu, e bem, que devia acumular a presidência da Câmara com a da Comissão Politica para melhor gerir o processo eleitoral e os resultados deram-lhe razão!
Mas, para além destas três razões, há um compromisso com o PSD de Penafiel que pretendo honrar. Quando, em 2013, o PSD me conferiu a honra de liderar a candidatura da coligação Penafiel Quer à nossa Câmara Municipal, assumi o compromisso de conquistar três vitórias eleitorais, de materializar nas políticas municipais os ideias da social-democracia e do humanismo personalista e de concluir a minha missão com a entrega da chave da Câmara Municipal a um novo Presidente eleito pelo PSD. As vitórias foram asseguradas. Em cada eleição, sempre o melhor resultado do distrito! As políticas têm sido implementadas e, em muitos casos, têm sido inspiradoras para outros Municípios. Mas falta-me ainda honrar uma parte do compromisso: entregar a chave do edifício dos Paços do Concelho em 2025 a um novo Presidente da Câmara eleito pelo PSD! É também por isso que me candidato a Presidente da Comissão Politica.