O ano de 2024 está a chegar ao fim e o IMEDIATO apresenta-lhe os factos e as figuras que mais se destacaram ao longo dos últimos 366 dias.
Aqui fica a lista com os momentos desportivos do ano:
FEVEREIRO
A equipa Paredes Aventura esteve em destaque no Campeonato Nacional de Duatlo, competição que decorreu no concelho de Almeida, na Guarda.
Fabiana Ferreira sagrou-se campeã nacional de cadetes e David Ferreira conquistou o título de campeão nacional júnior.
ABRIL
Matilde Barros Leal e Beatriz Dias, do Clube Aquático Pacense, sagraram-se campeã e vice-campeã nacionais de natação, nos Campeonatos de Juvenis, Juniores e Absolutos de Portugal, que decorreram no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra.
A nadadora Matilde Barros Leal sagrou-se campeã nos 100 e 200 bruços, tendo, ainda, alcançado um terceiro lugar nas provas de 200 estilos e 50 bruços.
MAIO
Rafael Bessa, hoquista natural da Sobreira (Paredes), sagrou-se campeão europeu de hóquei em patins. A final decorreu no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, e Rafael Bessa foi peça importante na vitória do Sporting sobre a Oliveirense, por 2-1, levantando a Taça da Liga dos Campeões.
O FC Paços de Ferreira sagrou-se bicampeão nacional de pool português por equipas da 1ª Divisão, competição que decorreu em Soure (Coimbra).
A AD Lousada Hockey venceu a final de atribuição do título nacional de Hóquei em Campo 2024. A Competição decorreu no Estádio Municipal de Hóquei de Lousada, e o outro finalista foi o Lisbon Casuals Hockey Club.
A AD Lousada venceu os dois jogos da final e somou o 14º título nacional da sua história.
Manuel Bessa, atleta da secção de atletismo do FC Penafiel, ao serviço da seleção nacional, arrecadou a medalha de ouro, por equipas, na categoria de M45, no Campeonato Europeu de Masters Trail Running e Corrida de Montanha ((EMORRC – European Masters Off-Road-Running Championship), prova que decorreu no Machico, ilha da Madeira.
JUNHO
Tomás Soares soma segundo título nacional aos 16 anos. Um ano após se ter sagrado campeão nacional de Sub15, o jovem natural de Ferreira voltou a levantar um troféu, desta feita o de campeão nacional de Sub17 pelo SL Benfica.
João Barbosa, atleta da secção de bilhar do FC Paços de Ferreira, tornou-se o novo Campeão Nacional da 1ª divisão de Pool Português.
A final da competição teve lugar em Soure, e João Barbosa derrotou na final Miguel Silva ((E. Eletricidade da Madeira), por 6-5.
JULHO
Hugo Azevedo conquistou o seu primeiro título como treinador ao serviço da seleção nacional Sub17 de Hóquei em Patins.
O treinador que colocou e manteve o Juventude Pacense na 1ª divisão nacional da modalidade orientou a equipa nacional rumo à conquista do troféu, após ter derrotado a anfitriã Espanha, por 5-2, na final da competição.
A penafidelense Inês de Barros terminou a sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris com um 8.º lugar, na prova de Trap feminino do Tiro com Armas de Caça.
A jovem atiradora de 23 anos, a primeira mulher portuguesa a competir nesta prova olímpica, conquistou o quarto diploma para a equipa portuguesa presente nos Jogos Olímpicos Paris2024 (posições entre o quarto e o oitavo lugar).
AGOSTO
Rafael Durães, atleta da Academia Ciclismo Paredes/Fortunna, sagrou-se campeão nacional na prova de Estrada (juvenis, cadetes e juniores), que decorreu em Vila Franca de Xira.
SETEMBRO
O atleta paredense Diogo Gonçalves participou na 7ª prova mundial de karate Goju-Ryu, na Áustria, onde conseguiu o título de bicampeão do mundo.
Juntou assim mais um troféu aos títulos de Campeão Mundial de Goju-Ryu, em 2022,na Itália e Campeão Europeu de Goju-Ryu (individual e equipas Sénior), em 2023, na Bélgica.
OUTUBRO
A internacional pacense Diana Gomes foi distinguida pela Federação Portuguesa de Futebol por ter atingido a marca de 50 jogos oficiais pela Seleção A feminina.
O feito foi assinalado antes do jogo Portugal vs Azerbaijão, de apuramento para o Europeu.
No mesmo mês, Diana Gomes foi titular na vitória de Portugal na Chéquia, por 2-1, que valeu o apuramento para o Europeu 2025, que decorrerá na Suíça.
NOVEMBRO
O penafidelense Fernando Malheiro foi eleito presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa para o quadriénio 2024/2028.
Cândido Barbosa tornou-se o novo presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, prometendo “trabalho, dedicação e ambição”.