A lampreia é a rainha da mesa, num festival a ela dedicado, que começou esta quinta-feira na zona ribeirinha de Entre-os-Rios, em Penafiel, e que se prolonga até domingo.
Em arroz ou à bordalesa, a lampreia pode ser degustada pelo preço de 10 euros, durante os dias do festival. A par deste, e até ao final de março, pode ser apreciada em 14 restaurantes do concelho penafidelenses que integram a Rota da Lampreia.
Até domingo, numa tenda gigante com vista para o rio Tâmega, em Entre-os-Rios, esta iguaria é o prato principal, servido pelos quatro restaurantes presentes.
“A lampreia é um dos produtos diferenciadores da nossa gastronomia, comparativamente com outros municípios da região e do país, sobretudo do país mais de interior. É uma marca nossa, muito distintiva, que procuramos constitua um fator de atração de visitantes”, afirmou Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel.
Ao longo dos anos, o Festival, assim como a Rota da Lampreia, tem crescido, acolhendo milhares de visitantes, vindos da região, do país e da vizinha Galiza. “É um prato antigo, nosso, que queremos que nos ajude neste desafio de sermos cada vez mais um concelho de destino turístico”, frisou o autarca, dando como exemplo as 100 mil dormidas registadas no concelho, no ano passado, número que há 10 anos era apenas de sete mil. “São dados bem evidentes quanto à boa estratégia que tem sido traçada e trilhada neste domínio da promoção turística do nosso território. A lampreia faz parte deste menu de eventos, de ações, que procurámos contribuam para esse objetivo de trazer cada vez mais gente, mais atividade e dinâmica económica ao nosso território”, rematou o edil penafidelense.