Alberto Santos, presidente da Assembleia Municipal de Penafiel e ex-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, vai avançar com uma lista às eleições para a Comissão Política concelhia do PSD, que devem acontecer em setembro, depois da estrutura ter anunciado esta segunda-feira a renuncia aos mandatos de vários eleitos, para preparar as eleições autárquicas de 2025.
Na sequência desta decisão e numa declaração realizada à comunicação social esta quinta-feira, Alberto Santos, ladeado por Carlos Leão e Henrique Martins – nomeadamente presidentes das juntas de freguesia de Penafiel e de Rio de Moinhos – e por Susana Oliveira, ex-vereadora na Câmara Municipal de Penafiel, anunciou que vai apresentar uma lista à estrutura concelhia do partido.
Criticando a tomada de posição de vários eleitos na concelhia, entre os quais o presidente Pedro Cepeda – que renunciaram esta semana ao mandato, justificando tal renúncia com os timings para preparar as eleições autárquicas de 2025, Alberto Santos lamentou esta “súbita demissão”, que não mereceu “uma reflexão profunda dos membros da comissão política”, nem dos militantes e sem qualquer “diretiva nacional ou distrital nesse sentido”.
Lamentou ainda que a mesma decisão fosse tomada num momento de “grande vitalidade” do partido, com “centenas e centenas de militantes que, nos últimos meses, aderiram ao partido, com a esperança e a firme vontade de serem uma voz ativa na escolha da estratégia a seguir para o futuro do partido” e que, “fruto desta súbita demissão”, não poderão votar, já que só os inscritos há mais de seis meses poderão participar no ato eleitoral. “Em conclusão, com este conhecimento, e ao demitir-se, o Presidente da Comissão Política impediu que pudessem ter um papel ativo na escolha da estratégia futura do partido em Penafiel. Razão por que, como disse, esta demissão não foi inocente ou pensar em corresponder à expetativa do que os nossos militantes esperavam para o nosso futuro coletivo”, referiu.
Assim, perante “novas e imprevistas circunstâncias” e depois de ter sido “interpelado e desafiado, quer por militantes, quer pelos penafidelenses para voltar a dar um novo contributo a Penafiel”, Alberto Santos decidiu avançar com uma candidatura a Presidente da Comissão Política do PSD de Penafiel, para “corresponder aos apelos dos nossos militantes e concidadãos”, porque tem projetos e ideias para ajudar o PSD a colocar de novo Penafiel num extraordinário e nunca visto ciclo de projeção e desenvolvimento” e porque entende que “chegou a hora de encerrar um ciclo político de mais de 20 anos, e de projetar Penafiel para um novo e renovado ciclo político para os próximos 20 anos! Ainda mais ousado e surpreendente”.
Da lista de Alberto Santos fazem parte Carlos Leão e Henrique Martins, presidentes das juntas de freguesia de Penafiel e Rio de Moinhos, respetivamente, que vão concorrer ao cargo de vice-presidentes. Na lista vai também a ex-vereadora Susana Oliveira, que concorre a Presidente da Assembleia de Militantes.