A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) entregou o “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano” à Águas de Paços de Ferreira. A distinção advém da excelente qualidade de água da rede pública registada no concelho, avaliada em 99,83%.
A entrega do “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano” à Águas de Paços de Ferreira aconteceu durante um evento do setor da água em Portugal – o Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, em Gondomar.
Na cerimónia, a Diretora Geral da Águas de Paços de Ferreira, Arminda Silva, afirmou que “este é o resultado da monitorização constante que é feita ao longo da rede de abastecimento, de forma a garantir qualidade, segurança e confiança na água da rede pública”. “Vemos com grande satisfação este reconhecimento por parte do regulador”, acrescentou.
Esta é a oitava vez que a Águas de Paços de Ferreira recebe este selo, que tem por base os dados do mais recente relatório da ERSAR, com dados de 2022. Nesse relatório, confirma-se que a qualidade da água em Paços de Ferreira ascende aos 99,83%. O documento mostra ainda que, em 2022, foram realizadas 757 análises de controlo, através de laboratórios devidamente credenciados.
Para a atribuição do Selo, a ERSAR faz ainda uma avaliação qualitativa tendo em conta aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço.
Este é o primeiro de vários Selos de qualidade e dois Prémios de excelência que vão ser entregues pela ERSAR às empresas de abastecimento de água e gestão de águas residuais que mais se destacaram durante o ano de 2022.
Na edição anterior, o Grupo INDAQUA – do qual faz parte a Águas de Paços de Ferreira – alcançou um total de 13 Selos de qualidade e recebeu ainda os dois únicos Prémios de Excelência atribuídos pela ERSAR, tornando-se a entidade mais premiada de todo o setor.