Agua da torneira scaled

A rede de abastecimento de Paços de Ferreira, gerida pela Águas de Paços de Ferreira, foi premiada com o Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano. A distinção foi atribuída pelo regulador do setor (ERSAR), que revelou também novos dados sobre a qualidade da água.

Paços de Ferreira obteve a classificação máxima de 100% no indicador que avalia a segurança da água que chega à torneira dos consumidores, através da rede de abastecimento. O relatório recorda ainda que, neste município, a Águas de Paços de Ferreira distribui 6 mil m3 de água por dia, chegando a 54 mil pessoas.

Com base nos resultados do relatório, a ERSAR distinguiu ainda a Águas de Paços de Ferreira com o Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano, atribuído às empresas com melhor desempenho nesta área. O prémio foi entregue no decorrer do Seminário Nacional de Abastecimento de Água, realizado em Tomar.

“É com grande orgulho que vemos a Águas de Paços de Ferreira obter a classificação máxima neste indicador, que, acreditamos, deve ser visto como um reforço de confiança no consumo de água da rede pública. Diariamente, é feito um controlo da qualidade da água com análises realizadas por laboratórios independentes, que credibilizam estes resultados”, explica Arminda Silva, Diretora Geral da Águas de Paços de Ferreira.

O relatório “Controlo da qualidade da água para consumo humano” apresenta, a nível nacional, a realização e conformidade das análises que são exigidas a cada empresa de abastecimento.

Sobre Portugal continental, o relatório apresenta uma média de água segura de 98,77%, o que, para a ERSAR, confirma “a consolidação do patamar de excelência na qualidade da água fornecida na torneira dos portugueses”. Desde 2015 que este indicador ronda os 99%.

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *