A maior feira agrícola do norte e centro do país já tem data marcada e vai acontecer em Penafiel de 18 a 27 de agosto. O cartaz musical, “o mais forte de todos” segundo o município, foi apresentado esta terça-feira e conta com nomes como Plutónio, ’Os Quatro e Meia, The Gift, Ivandro, Bispo, Nuno Ribeiro, Aurea, Nininho Vaz Maia e Fernando Daniel.
Na sua 42.ª edição, a Agrival preserva a história e a matriz que esteve na base da sua criação, aliando a isto muita música e tradições. “Ao cabo de mais de quatro décadas de edições da Agrival, naturalmente que aquilo que agora nos cabe fazer é ir, de edição para edição, corrigindo aquilo que vai correndo menos bem e melhorando aquilo que ainda é suscetível de ser melhorado”, referiu Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel.
Reflexo deste caminho de afirmação que tem feito e deste trabalho de melhoramentos é, segundo o autarca, “o número de presenças dos stands”, havendo uma imensa lista de espera de expositores que querem participar, “pois têm essa perceção de que é um grande certame do ponto de vista económico, para a promoção e realização de negócios”.
Por outro lado, a feira mantém-se atrativa do ponto de vista do entretenimento, da gastronomia, dos cartazes musicais que apresenta, comprovado pelo número de visitantes que vai aumentando de ano para ano. “Diria que não há no país um certame com estas caraterísticas, capaz de, sem nunca perder de vista aquela que foi a sua matriz fundacional, ser capaz de simultaneamente oferecer um programa tão diversificado do ponto de vista do entretenimento”, assegurou o autarca.
E este ano também não será exceção, e o cartaz é “um dos mais fortes” de sempre, oferecido a “preços tão acessíveis”, já que o preço da entrada se mantém em cinco euros.
Para o autarca, o que importa agora é “acolher bem e em segurança os milhares de visitantes que cá vêm, porque o espaço físico tem limites e o recinto está com a sua lotação muito esgotada”.
Na edição deste ano, a Agrival vai contar novamente com a presença das empresas, terá um espaço dedicado ao artesanato, à gastronomia e ao associativismo. Contará ainda com um stand da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa que, no mesmo espaço, agregará a história dos 11 municípios que a compõem.
Dando seguimento a uma medida implementada o ano passado, a organização vai assegurar transporte de autocarro entre o Campo da Feira e o recinto da feira, procurando colmatar as dificuldades de estacionamento que já existem.
“Chegamos a um patamar em que o importante é assegurar a qualidade que se conseguir com muito esforço ao longo dos últimos anos. Se nós conseguirmos manter os padrões de qualidade que conseguimos atingir até aqui, então estamos a cumprir bem a nossa missão”, concluiu Antonino de Sousa.
Cartaz é a novidade a cada ano
As novidades na edição deste ano não são muitas, na medida em que a Feira atingiu patamares difíceis de ultrapassar, nomeadamente devido às limitações de espaço. Mas segundo Adolfo Amílcar, vereador ca Câmara Municipal de Penafiel e presidente da empresa municipal Penafiel Ativa, a responsável pela organização do evento, as novidades acabam por ser os artistas que trazem até ao certame. “As novidades é o que estamos a ver aqui, em termos de cartaz, porque o cartaz contribuiu muito para o sucesso da Feira, porque esta feira só com os expositores não teria o número de visitantes que tem atualmente”, referiu, destacando o facto da Feira se ter tornado autossustentável, muito devido “à forma como foi organizada, quer com a mostra de gastronomia, quer com a praça dos bares depois da meia noite, quer com os excelentes cartazes que, ano após ano, apresentamos aqui na Agrival”.
O cartaz do palco principal da 42.ª edição da Agrival abre com Plutónio, que vai atuar dia 18 de agosto. Na noite seguinte, dia 19, sobem ao palco Os Quatro e Meia. No dia 20 de agosto, serão os The Gift vai ser a cabeça de cartaz e no dia seguinte – dia 21 – a noite vai ser animada com a atuação de Ivandro. O Bispo sobe ao palco no dia 22 e a 23 será a vez de Nuno Ribeiro. No dia 24, será a vez de Aurea animar a plateia e no dia 25 o palco principal vai receber a atuação de Nininho Vaz Maia. O rol de espetáculos encerra dia 26 de agosto, com a atuação de Fernando Daniel.
A última noite, está destinada ao concurso Miss Agrival.