O mau tempo persistente que tem fustigado a região e as previsões de agravamento para a noite de passagem de ano motivaram a Proteção Civil Municipal de Paços de Ferreira a promover uma reunião esta tarde para avaliar as medidas preventivas a tomar. “Atendendo às previsões de mau tempo para a noite e madrugada da passagem de ano, com a emissão de um aviso laranja por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Proteção Civil Municipal reunirá hoje, pelas 15h00, nos Paços do Concelho, juntamente com Bombeiros Voluntários, GNR, Polícia Municipal e equipas das Oficinas Municipais.” e acrescenta no comunicado emitido à população. “Atendendo à previsão do regresso da chuva forte e persistente, e ao facto dos solos estarem totalmente saturados, pretende-se com esta reunião de trabalho organizar equipas e definir prioridades para uma noite de passagem de ano que pode ser particularmente problemática”.
O município pacense fez também, às 12h00, uma avaliação das intervenções feitas desde ontem no concelho. “Ao final da manhã de hoje, 30 de dezembro, várias vias já foram reabertas ao trânsito, tendo entretanto ocorrido, ao final da madrugada, uma derrocada de terras para a via pública, na Rua de Vila Chã, em Carvalhosa, encontrando-se esta estrada encerrada ao trânsito.
PONTO DE SITUAÇÃO ÀS 12h00
Estão cortadas ao trânsito as seguintes estradas:
Travessa do Rio, Meixomil
Rua da Levadinha, Meixomil
Rua da Agra, Eiriz
Rua de Vila Chã, Carvalhosa
Equipas da Câmara Municipal continuam os trabalhos na Rua da Levadinha, em Meixomil, a situação mais crítica ocorrida no dia de ontem, no sentido de parte da via poder ser reaberta ao trânsito, mas de forma condicionada.”
Ao final da tarde desta sexta-feira será emitido novo comunicado por parte da Proteção Civil Municipal.
Atualização
Na reunião de trabalho que decorreu esta tarde, na Câmara Municipal, e que juntou os Serviços Municipais de Proteção Civil, Polícia Municipal, GNR de Paços de Ferreira e Freamunde, Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira e Freamunde, Equipa dos Serviços Sociais do Município e funcionários das Oficinas Municipais, e que teve como objetivo analisar a situação ocorrida no dia de ontem em várias zonas do concelho, e consensualizar a “forma como as diversas entidades irão atuar no terreno, caso se confirmem as previsões meteorológicas para o dia 1 de janeiro”.
“Da parte da Câmara Municipal, estarão ao serviço na noite/madrugada do dia 1 de janeiro, cerca de 10 funcionários e preparado um conjunto vasto de equipamentos do município. GNR, Bombeiros Voluntários e Polícia Municipal, vão estar também totalmente disponíveis para ocorrer a qualquer situação, num trabalho que será realizado em rede e em total articulação”.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja devido à previsão de chuva forte e persistente a partir das 00h00 do dia 1 de janeiro. Este aviso irá manter-se até às 12h00 do mesmo dia. Está também previsto vento forte, com rajadas até 90km/h, já a partir da noite desta sexta-feira.
A Câmara Municipal de Paços de Ferreira pede a “todos os munícipes que redobrem os cuidados.
Sempre que tal se justifique, serão emitidos novos comunicados por parte dos Serviços Municipais de Proteção Civil”.