AFAP

A Associação de Futebol Amador de Penafiel (AFAP) reuniu atleta, dirigentes e amigos no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, para a Gala de Encerramento da época 2023/2024

A Festa do Futebol Amador fez-se em Penafiel, numa cerimónia que premiou os que se destacaram no campeonato amador de Penafiel na época passada. Perante uma plateia repleta de atletas, dirigentes, amigos da AFAP e entidades, Jorge Pinto, que presidiu a sua 10.º Gala como presidente da AFAP, falou de 10 anos “com muitas lutas, com muitas coisas boas e outras menos boas” e da “essência” que une todos aqueles que estão envolvidos no futebol amador.

Perspetivando o futuro, Jorge Pinto referiu os desafios que enfrentaram esta época, caso do projeto de formação, que permitiu promover encontros de futebol de formação que contaram com 15 equipas “e que vai permitir, para o ano, fazer um campeonato organizado, porque é na formação que começa o futebol”, referiu.

Falou ainda do projeto piloto que levaram a cabo na época passada da Liga de Futebol de 7, que arrancou com quatro equipas e na próxima época tem já garantida a participação de oito equipas. “Um projeto de futuro que vai ser para andar”, assegurou Jorge Pinto.

Lamentando a perda de atletas seniores e de dirigentes que as equipas têm sentido, o presidente da AFAP apelou para que sejam criados “mais incentivos” para chamar as pessoas ao futebol amador e aos clubes. “Sei que não é fácil. É um desafio para todos. Mas precisamos de mais pessoas para relançar o futebol popular. Quero oito equipas no futebol sénior e nós temos que trabalhar para isso. Vamos todos dar as mãos para conseguir alcançar esse objetivo”, afirmou.

Pedro Cepeda, vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Penafiel, também esteve presente na cerimónia e falou de “uma noite de festa e reconhecimento, junto daqueles que conseguiram obter sucesso, mas, sobretudo, junto daqueles que tiveram a coragem e a vontade de participar, mas competições de futebol amador”, referiu, deixando um “cumprimento muito especial” a todos os dirigentes, a todos os presidentes de todos os clubes.

Reconhecendo a dificuldade que é ser dirigente desportivo de um clube de futebol amador, com cada vez menos pessoas com disponibilidade para abraçar este tipo de projetos, Pedro Cepeda afirmou que é preciso “ter a coragem e a confiança de que é preciso fazer mais e melhor para que haja pessoas mais jovens a abraçar estes desafios e a fazer parte das nossas associações desportivas”.

E estas dificuldades garantiu, são transversais aos concelhos vizinhos, em alguns dos quais deixou mesmo de haver futebol popular. Mas, deixou a sua confiança de que em Penafiel será diferente. “Eu tenho que aqui, em Penafiel, apesar dessas dificuldades, estão a ser dados passos importantes para que o futebol popular ganhe um novo fôlego e uma nova força”, referiu, certo de que haverá mais clubes a participar no campeonato na próxima época e certo de que os novos projetos que a AFAP abraçou, terão pernas para andar.

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *