ULSTS Protocolo AFPorto1 scaled

A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) e a Associação de Futebol do Porto (AFP) assinaram uma parceria estratégica que visa combater o sedentarismo e promover o envelhecimento ativo

Esta parceria, uma das maiores do país para a promoção da saúde através do desporto, prevê a implementação de dois projetos: o Walking Football, para os seniores e o ABC da Bola dedicado às crianças. Assinada esta quarta-feira na sede da AFP, contempla a implementação das duas iniciativas, que, numa primeira fase, vão chegar a 5 mil pessoas (os mais velhos rondam os 90 anos de idade).

O primeiro projeto, o Walking Football, é uma modalidade adaptada de futebol, a andar, destinada a pessoas a partir dos 50 anos, onde não existem corridas, saltos, carrinhos ou cortes, visando sempre a proteção do praticante.

No âmbito deste projeto, que tem por objetivo incentivar a prática desportiva, mas também promover a integração e o convívio de grupo em prol de uma vida mais ativa, a AFP organizou na época passada seis encontros e teve 263 praticantes federados, com adesão de 15 entidades em todo o distrito, entre Clubes, Misericórdias, Universidades Seniores, Juntas de Freguesias e IPSS.

Já o ABC da Bola, uma iniciativa pioneira da Associação de Futebol do Porto, tem como objetivo promover a melhoria das habilidades motoras fundamentais, usando a bola como ferramenta educativa na parte curricular da Expressão Físico-Motora, desde a Educação Pré-Escolar até ao 1º Ciclo do Ensino Básico. Esta iniciativa abrange já cerca de 4.000 crianças do distrito do Porto, com 19 agrupamentos escolares e 38 escolas integradas no projeto. Para este novo ano letivo, a intenção é duplicar estes números e do concelho de Penafiel vão participar as Escolas Básicas de Cabeça Santa e Boelhe com cerca de 200 crianças a terem este primeiro contacto com a prática lúdico-desportiva.

Henrique Capelas, Presidente do Conselho de Administração da ULSTS, deu nota de que esta parceria agora oficializada “é resultado de uma conjugação de vontades entre duas instituições que querem falar de saúde e trabalhar por uma saúde melhor”, tratando-se de uma iniciativa “diferenciadora” porque “enquanto ULS, temos de ter rasgo para olhar para o que podemos fazer para mitigar problemas futuros e falar mais em prevenção, porque isso significa falar menos em doenças no futuro”.

Para José Manuel Neves, Presidente da AF Porto, este protocolo é mais “um grande passo”. “Este protocolo, no seguimento daquilo que temos vindo a procurar por toda a nossa área de jurisdição, significa que iremos ter a oportunidade de interferir positivamente na vida de milhares de pessoas. Mais desporto significa mais e melhor saúde, não só física, mas também emociona”, concluiu.

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *