A Associação de Desenvolvimento e Amigos da Terra de Carvalhosa (ADATERRA) vai dinamizar, no próximo sábado à noite, uma Noite de Fados. O Grupo de Fados Literatus, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Grupo de Fado MAIO, de Coimbra, vão trazer a “canção dos estudantes” a Carvalhosa.
“Quase 4 anos depois da última grande Noite de Fados realizada em Carvalhosa, que contou com a presença do Grupo Fado ao Centro, a ADATERRA volta a organizar uma noite dedicada ao Fado de Coimbra, Património Cultural Imaterial da Humanidade”, anuncia a associação, em nota de imprensa enviada ao IMEDIATO.
A 23 de julho, pelas 21h30, a zona envolvente à Igreja de S. Tiago de Carvalhosa vai ser o ponto de encontro de dois grupos de fado, um da cidade do Porto e outro da cidade de Coimbra.
O Grupo de Fados Literatus foi fundado em 2004 e constituído por estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Este grupo procura promover o Fado Académico e Canção de Coimbra na cidade invicta em toda a sua plenitude, beleza e culto, sendo presença assídua e constante nas serenatas e comemorações dos estudantes da Universidade do Porto.
Já o Grupo de Fado MAIO foi fundado em 2018, na cidade berço da Canção e Fado de Coimbra. “É um dos grupos de fado mais recentes da cidade de Coimbra, mas desde cedo que tem marcado presença nos mais diversos eventos académicos e comemorações da cidade dos Estudantes pela qualidade e pelo reportório musical que apresentam”, explica a organização.
Constituído igualmente por estudantes, o Grupo de Fado Maio apresenta no seu concerto uma evolução cronológica, começando nos primórdios do fado, em finais do século XIX, e caminhando até ao presente, onde divulgam as melhores canções feitas nos últimos anos, bem como alguns temas originais do grupo, explicando ao longo de todo o concerto um pouco do contexto histórico de cada época.
“A entrada é livre, no entanto, pelo cariz solidário do evento, o público é convidado a deixar um donativo para ajudar o Centro Social e Paroquial de Carvalhosa”, indica ainda a ADATERRA. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Junta de Freguesia de Carvalhosa, Paróquia de Carvalhosa e Adega Típica Tatana.