O ACeS Vale do Sousa Norte alerta a população para alegados “rastreios auditivos” que estarão a ser realizados no concelho de Paços de Ferreira, após queixas que receberam da população.
Em nota de imprensa, o ACeS informa todos os utentes, “especialmente os residentes no concelho de Paços de Ferreira”, “que não se encontra a realizar rastreio auditivo, pelo que, todos os contactos que possam estar a ser efetuados com os utentes, não são, de forma alguma, da responsabilidade do Centro de Saúde, mas sim da entidade que se encontra a realizá-los”.
“Reforçamos que todos os rastreios de base populacional em curso nas nossas Unidades de Saúde são devidamente autorizados e validados pela Direção Geral da Saúde e precedidos de convocatória escrita, devidamente timbrada, sendo igualmente confirmados telefonicamente, nomeadamente: Rastreio do Cancro da Mama; Rastreio de Saúde Visual Infantil; Rastreio de Retinopatia Diabética, Rastreio do Cancro do Colón e Reto e Rastreio do Cancro do Colo e Útero, referem em nota de imprensa.
O ACeS solicita aos utentes que, “nos contactos telefónicos, questionem sempre qual a Unidade de Saúde que se encontra a estabelecer o contacto e o nome do profissional. Esta informação é importante pois, em regra, o utente conhece os profissionais do seu Centro de Saúde”.
“Aproveitamos para reforçar a importância da participação da população nos quatro rastreios em curso na nossa instituição, os quais são fundamentais para diagnóstico precoce e a melhoria do prognóstico e qualidade de vida dos utentes deste ACeS”.