O projeto “Luz Câmara Verão”, no Jardim do Museu Municipal de Penafiel, vai continuar a oferecer sessões gratuitas de cinema ao ar livre.
No dia 8 de setembro, pelas 22 horas, o filme a ser exibido será o documentário “Berlim, Sinfonia de Uma Grande Cidade”, realizado em 1927, por Walter Ruttmann. Considerado uma das obras-primas do cinema mudo, a exposição do filme irá ser brindada com uma banda sonora original, por parte do Atelier Radiofónico – um laboratório de som experimental sediado em Penafiel – que compôs e interpretou música original para servir como complemento ao filme lançado há quase um século.
O filme retrata a vida na cidade de Berlim, durante o final dos anos 20, através de impressões visuais, num semi-estilo documentário. Embora não siga o conteúdo narrativo do típico filme, a sequência de eventos implica um tema específico – a vida quotidiana numa cidade industrial, perto da ebulição.
A entrada é gratuita, sem marcação prévia, mas com uma capacidade limitada aos lugares disponíveis. A organização informa também que, para “prevenir as noites frescas do verão nortenho”, os participantes levem algum tipo de agasalho ou manta, de forma a sentirem-se mais confortáveis.
O projeto “Luz Câmara Verão” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Penafiel, em parceria com o Clube Objetivo Cinema em Penafiel, com o apoio do Museu Municipal e do Cinemax Penafiel.
Mensalmente, um novo filme é exibido no Jardim do Museu Municipal de Penafiel. Em edições passadas, foram exibidos os filmes “Escola de Carteiros” e “Há Festa na Aldeia”, do realizador francês Jacques Tati, a longa-metragem de animação portuguesa em stop-motion “Os Demónios do Meu Avô”, de Nuno Beato e uma coletânea de filmes de animação que foram expostos no festival de animação Monstra, entre outros.