A evolução tecnológica alterou completamente o modo como consumimos produtos e serviços. Não somente pelo aparecimento de novas plataformas como o streaming, mas também pela volatilidade do consumo, onde tudo está sob demanda.
Já ninguém questiona o facto da internet ter transformado para sempre o dia-a-dia de cada um de nós. Atualmente, já não é a internet que provoca discussão e impacto, mas tecnologias avançadas como inteligência artificial, streaming, ou, realidade virtual.
Novidade constante
Além das novas tecnologias, com funcionalidades impressionantes, o consumidor passou a ter uma urgência no consumo de conteúdos e começou a falar-se de fenómenos como o FOMO – fear of missing out, conhecido também como o medo de ficar de fora, muito impulsionado pelas redes sociais.
Como o consumidor passou a querer estar sempre a par das novidades, a urgência em apresentar conteúdos novos passou, obviamente a ser uma preocupação do lado das empresas, sendo verificada em diferentes áreas.
São vários os exemplos, sendo alguns dos mais conhecidos, o interesse de plataformas como a Netflix em se afirmar em outros mercados, o crescimento de plataformas digitais de entretenimento e o aumento do mercado de aplicações móveis e jogos que movimenta bilhões, principalmente em grandes mercados como o chinês.
No que diz respeito às plataformas de entretenimento, existem diversos exemplos que demonstram esta volatilidade e necessidade de constante de acrescentar novidade, isto é bastante visível em jogos como as slot machines Betway e em slots presentes em outras plataformas do género. Como se tratam de jogos altamente personalizáveis, os fornecedores lançam novas temáticas a um ritmo alucinante. Por exemplo, é possível desenvolver um jogo com a temática de um grande sucesso de cinema, com efeitos sonoros de músicas populares, ou até reciclar temáticas antigas oferecendo funcionalidades mais interessantes.
Esta tendência é igualmente visível em plataformas de mini-jogos onde existe necessidade de lançamento de novos jogos frequentemente, pois caso contrário o consumidor perde o interesse por ausência de novidades.
As possibilidades infinitas da Inteligência Artificial
A par do que já foi mencionado, atualmente existe uma tecnologia que se tem destacado- a inteligência artificial. Possível de ser aplicada em múltiplas áreas, tem ganhado particular destaque na indústria dos jogos e do cinema, ao ponto de estar a transformar por completo estas duas indústrias.
Falando mais particularmente sobre a indústria cinematográfica, esta já havia sofrido grandes alterações com o aparecimento das plataformas de streaming, como a Netflix e outras. No entanto, a inteligência artificial vai além da forma como podemos assistir aos conteúdos, mas como esses conteúdos podem passar a ser criados. Na verdade, esta tecnologia tem a capacidade de construir roteiros a partir de algumas ideias-base, construir perfis de atores e, inclusive usar dados para a criação de padrões que se sabem ser de sucesso junto do público.
Estaremos perante uma revolução silenciosa em que todas as indústrias se transformam sem a necessidade de seres humanos? Estaremos à procura de constante inovação ao ponto de nos tornarmos dispensáveis, ou serão estas inovações criadas para nos oferecer tempo para nos dedicarmos a outras coisas?
Com inovações a surgir de forma tão rápida, iremos, provavelmente ter resposta a estas questões mais cedo do que imaginamos. Aguardemos então.