O programa CLDS-4G de Paços de Ferreira, ou “CLDS-4G Guerreiros a Capacit@r”, arrancou este mês. A equipa pretende incluir socialmente grupos populacionais “que revelem maiores níveis de fragilidade social” e promover a igualdade e capacitação da comunidade.
Em comunicado da iniciativa, é referido que o programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social de Quarta Geração (CLDS-4G) foi aprovado no concelho pacense e “iniciou a sua caminhada” no início de julho.
“Os principais objetivos deste programa, que agora começou, são a inclusão social de grupos populacionais, que revelem maiores níveis de fragilidade social, e a promoção da igualdade e a capacitação da comunidade, com instrumentos que proporcionem o bem-estar da população”, lê-se na nota de imprensa.
A iniciativa vai abranger todo o concelho de Paços de Ferreira com uma equipa técnica multidisciplinar no terreno composta por cinco técnicas: a coordenadora, Isabel Ferreira, duas técnicas superiores de serviço social, Manuela Vieira e Inês Pacheco e duas técnicas superiores de psicologia, Melissa Duarte e Alison Lourenço.
Durante três anos, o programa CLDS-4G de Paços de Ferreira vai “atuar junto da comunidade, numa intervenção de proximidade” através de uma série de atividades resultantes de parcerias e focadas em duas áreas: a promoção do emprego, qualificação e formação e a intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil.
A iniciativa é cofinanciada pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu. É promovido pela Câmara de Paços de Ferreira, tendo como entidade Coordenadora Local da Parceria a Profisousa e como entidade Local Executora das Ações a Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso.