A GNR identificou, na segunda-feira, dois homens e três mulheres no concelho de Paços de Ferreira por furtos. Seguiam em dois veículos “carregados de diverso material de construção civil, ferramentas e metais”, cuja origem não conseguiram explicar aos militares.
Em comunicado, a GNR anunciou que, durante uma patrulha, os militares da Guarda abordaram “dois veículos que circulavam na via pública, carregados de diverso material de construção civil, ferramentas e metais não preciosos”.
A GNR estava a par de um furto de materiais semelhantes que tinha acontecido no mesmo dia no estaleiro de uma empresa de construção civil de Paços de Ferreira, e questionaram os cinco suspeitos, com idades compreendidas entre os 30 e 41 anos, sobre a proveniência dos artigos.
Contudo, estes não conseguiram responder às perguntas dos militares, e após um contacto com o proprietário da empresa de construção civil, este “reconheceu de imediato os objetos como sendo o material furtado”.
Na sequência das identificações, a GNR fez uma busca na área circundante da residência dos suspeitos, que permitiu encontrar mais artigos furtados, entre os quais dois rachadores de lenha que tinham sido furtados dias antes também em Paços de Ferreira. Os objetos foram entregues aos legítimos proprietários.
Foi ainda detido um homem de 38 anos por desobediência, devido a estar a conduzir uma viatura previamente apreendida. Também um menor foi sinalizado à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, que na altura dos factos acompanhava os suspeitos.
Os cinco suspeitos, que já tinham antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crimes, foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Paços de Ferreira.