A pandemia de Covid-19 levou ao cancelamento da Agrival, anunciou esta quarta-feira a organização do evento. Considerada a “maior feira agrícola no norte e centro do país”, ia acontecer em agosto, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel.
“Após uma avaliação das condições excecionais e da incerteza decorrente do momento que atualmente vivemos, não estão reunidas as condições necessárias para a realização da Feira Agrival, no próximo mês de agosto”, adiantou a Penafiel Ativa, empresa municipal que organiza o evento.
Esta seria a 41ª edição da Feira Agrícola do Vale do Sousa, cancelada para conter a pandemia provocada pelo novo coronavírus.
“Eventos que promovam uma grande concentração de pessoas, como é o caso da Feira Agrival, potenciam um enorme risco para a saúde pública. Esta decisão é para a proteção de todos, garantindo a segurança e bem-estar do público, expositores e de todas as pessoas envolvidas na sua realização. Neste momento, a prioridade é superar esta pandemia”, considera a organização.
Anualmente, a Agrival decorre num espaço com mais de 25.000 metros quadrados, com vários expositores relacionados com agricultura, gado, mas também de outros setores, como maquinaria e setor automóvel.
Durante dez dias, atrai milheras de visitantes através de concertos, concursos e concertos, gerando, nos últimos anos, negócios na ordem dos dez milhões de euros.
A organização “promete dedicar todos os esforços para surpreender o público em 2021”, entre 20 e 29 de agosto, com uma Agrival “com redobrada energia e alegria que nos fará esquecer este momento e que será a oportunidade perfeita para celebrar todo o nosso magnífico território”, referiu o autarca de Penafiel, Antonino de Sousa, citado em comunicado.