destaque abril 1

No sábado assinalam-se os 46 anos da Revolução dos Cravos e, ainda que a data celebre o dia em que os militares saíram à rua para depor o Estado Novo, as celebrações vão ser acompanhadas pelos cidadãos através de casa.

Com o país em estado de emergência devido à pandemia do novo coronavírus, cada município da região anunciou um plano de comemorações diferente, mas com um elo transversal a todos: as cerimónias vão ser transmitidas online.

Paços de Ferreira

Em Paços de Ferreira, “por decisão conjunta” do presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, e do presidente da Assembleia Municipal, Miguel Costa, “as tradicionais comemorações do 25 de Abril não vão decorrer no formato habitual”.

Assim, o programa vai arrancar já esta sexta-feira, pelas 21:00, com a publicação de intervenções de poetas e atores pacenses sobre a liberdade no YouTube e Facebook do município.

No sábado, Humberto Brito vai deixar uma mensagem à população pelas 10:00 e, pelas 15:00, os cidadãos vão poder experienciar nas suas casas fotografias da Revolução dos Cravos, pela lente do jornalista Alfredo Cunha, que acompanhou o movimento das Forças Armadas.

Para encerrar as comemorações, o município vai publicar a peça de teatro “Capitães de Abril”, representada pelo Centro de Convívio de Codessos.

Penafiel

Em Penafiel, as usuais sessões solenes que acontecem no salão nobre dos Paços do Concelho vão ser também substituídas pelo conforto do sofá.

“A Câmara Municipal de Penafiel vai celebrar o dia da liberdade com a habitual sessão evocativa das comemorações do 25 de abril de 1974, mas de uma forma inédita e adaptada aos tempos complexos que se vivem”, anunciou a autarquia.

Deste modo, as declarações do autarca, do presidente da Assembleia Municipal e dos representantes das concelhias do PSD; PS; CDS-PP; Penafiel é TOP e CDU vão ser compiladas num vídeo e partilhadas no dia 25 de abril às 11:00, nas redes sociais e site do Município.

A sessão de comemoração vai contar ainda com a participação do Grupo de Cantares “Cantarias”.

Lousada

No concelho de Lousada, a Câmara Municipal anunciou que as celebrações também vão acontecer à distância. Pelas 10:00 vai ser cantado o hino nacional pela Banda Musical de Lousada e, de seguida, o autarca vai deixar uma mensagem à população.

A cerimónia vai ser retomada às 21:00, com música de Rui Reis, Luís Bessa Machado e António Cardoso.

De acordo com a autarquia, “todos os momentos são transmitidos em direto no Facebook e Instagram do Município de Lousada”.

Paredes

Em Paredes, a autarquia também vai assinalar o 25 de Abril à distância. As comemorações vão começar pelas 11:00, no exterior dos Paços do Concelho, com o hastear da bandeira de Portugal e da bandeira do Concelho, acompanhado do hino nacional.

A Câmara Municipal de Paredes vai também disponibilizar nas suas redes sociais um vídeo com “diversas mensagens a evocar o 25 de Abril” e uma homenagem simbólica àqueles que estão na linha da frente do combate à pandemia e “permitem que o concelho de Paredes continue a funcionar neste período de pandemia COVID-19”.

Durante a tarde, vão ser disponibilizados no site da Câmara Municipal e no seu Facebook “25 Poemas de 25 poetas”, evocativos da liberdade e declamados pelo ator e encenador Fernando Soares.

Segundo a autarquia paredense, vai também ser transmitido em direto o concerto do cantor e guitarrista Jorge Lomba, pelas 21:25, com “25 minutos de 25 de Abril”.

“Com o programa de comemorações online do 25 de Abril, o município garante de forma simbólica, mas cheia de significado, a evocação da data neste momento particularmente difícil”, referiu a autarquia.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.