O Governo divulgou, esta quarta-feira, a lista das mais de mil freguesias com risco elevado de incêndio florestal e que são prioritárias para limpeza de combustível. Entre elas estão sete freguesias do concelho de Penafiel.
Canelas, Capela, Fonte Arcada, Lagares e Figueira, Luzim e Vila Cova, Rio Mau e Valpedre, no concelho de Penafiel, estão entre as mais de mil freguesias que estão classificadas como tendo elevado risco de incêndio.
O despacho – assinado pelos secretários de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, e publicado hoje em Diário da República – define também os prazos para a realização das ações de fiscalização que devem incidir sobre as áreas prioritárias. Entrou em vigor no dia da sua divulgação.
Além das freguesias penafidelenses, foram também identificadas duas no concelho de Lousada – Sousela e União das Freguesias de Lustosa e Barrosas (Santo Estêvão) – e três em Paredes – Aguiar de Sousa, Recarei e Sobreira.
Veja o documento em anexo.