A Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e em consórcio com a empresa SÍLABA, vai instalar 14 laboratórios STEAM nas 14 escolas básicas do do 1.º ciclo do concelho de Paços de Ferreira.
O projeto, absolutamente inovador, pretende promover uma metodologia de aprendizagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), com forte componente prática e baseada no “aprender fazendo”. Outro dos objetivos que a Câmara Municipal de Paços de Ferreira pretende atingir com este projeto, passa pela promoção de competências STEAM e conhecimento curricular junto de todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico, através de pontes entre o programa educativo STEAM e os currículos nacionais, e ainda promover um modelo de ensino centrado nos alunos e em projetos multidisciplinares, que realçam a importância do trabalho em grupo, da resolução de problemas e da criatividade.
Este programa envolve as áreas curriculares do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente Português, Matemática, Estudo do Meio, Inglês, Programação Scratch, Artes e desenho.
Alunos e professores passarão a ter ao seu dispor recursos tecnológicos diversificados, tais como monitor PAD, impressora 3D, computadores, tablets, pistolas de cola quente, kits de robótica, kits de microeletrónica, estúdios Stop Motion, kits de eletricidade e kits de construção.
“Mais uma inovadora valência que disponibilizaremos a milhares de alunos que frequentam a escola pública do nosso concelho, promovida pela Câmara Municipal e na sequência de uma candidatura apresentada no âmbito do Programa Norte 2030”, refere a autarquia, acrescentando que “a educação continuará a ser a nossa grande prioridade, com um vasto conjunto de projetos e políticas, algumas delas únicas em Portugal, e cujos resultados absolutamente positivos são já hoje indiscutíveis”.