PS 1

Os candidatos a deputados pelo Partido Socialista (PS), da região do Tâmega e Sousa, pelo Círculo Eleitoral do Porto, nas próximas eleições autárquicas, realizaram esta quarta-feira um encontro com a comunicação social no Mosteiro de Ancede, em Baião.

Num encontro que contou também com a presença de Fernando Araújo, cabeça de lista pelo Círculo Eleitoral do Porto, os candidatos da região do Tâmega e Sousa deram-se a conhecer, assim como o seu projeto político para o país e, em concreto, para a região.

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião foi o anfitrião do encontro que foi conduzido por Humberto Brito, ex-presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira e número 10 na lista à Assembleia da República, que assegurou que o grupo está “empenhado” que o Partido Socialista ganhe.

PS1 scaled

Fernando Araújo, o cabeça de lista pelo Círculo Eleitoral do Porto, manifestou a “honra e orgulho” que sente em liderar uma lista, “que pretende transformar o Porto num distrito mais coeso, inclusivo e com direitos iguais”.

Falando de um tema que lhe é muito familiar, o tema da saúde, o médico Fernando Araújo reconheceu que será nesta área que trazer muitos desafios. “A saúde não tem soluções fáceis é uma área complexa e quem vem dizer que resolve tudo em pouco tempo, está enganado”, referiu.

Afirmando que após um ano de governação da Aliança Democrática “estamos pior”, Fernando Araújo referiu que há 1,6 milhões de pessoas sem médico de família, cerca de 200 mil pessoas a aguardar por uma cirurgia, das quais mais de 1.200 a aguardar cirurgias oncológicas. “Estão quase um milhão de pessoas a aguardar uma consulta, o aumento de espera nas urgências aumentou 15% e, neste período de Páscoa, vão estar cerca de 19 serviços de urgência encerrados, por isso, isto é um agravamento da resposta”. Além disso, assegurou que os concursos para colocação de médicos “estão a ficar vazios”, e que cada vez mais existem doentes internados nos hospitais à espera de uma resposta social.

Para “mudar esta realidade”, falou do projeto que o Partido Socialista tem, que assenta em três eixos: a hospitalização na comunidade – tirando as pessoas dos hospitais – a passagem do tratamento para a prevenção, e a passagem do analógico para o digital Além disso, defende, é preciso aumentar o acesso à saúde, fazer a integração de unidades, cativar recursos, inovar, desburocratizar e a promover a saúde.

Para a região do Tâmega e Sousa, o cabeça da lista diz que trabalho passa por se focarem “nos cuidados de saúde primários” e por “dotar o hospital de Penafiel de mais valências e recursos humanos”, já que tem “capacidade para crescer, para evoluir e para se diferenciar” e “reaproveitar o hospital de Amarante”. Contudo, reconheceu, são medidas que não terão “resultados imediatos”, sendo uma missão para “médio prazo”. “Não esperem resultados imediatos, mas temos uma visão e queremos levar isto às pessoas”, concluiu.

Humberto Brito, falou as propostas do partido para o país que fazem parte do programa eleitoral socialista, caso do aumento do salário mínimo nacional, do IVA zero no cabaz alimentar, do IVA a 6% para todos, assim como o aumento do abono de família em 50%.

Para a região, assegurou, o desejo é torná-la “uma das regiões mais desenvolvidas de Portugal”, criando medidas que possam “alavancar o desenvolvimento”, como a criação de um polo universitário, a captação de investimento que traga valor acrescentado e emprego qualificado, e uma maior aposta na mobilidade.

Na sessão, além de Fernando Araújo e de Humberto Brito, de Paços de Ferreira, esteve presente Micael Cardoso, de Penafiel, Catarina Assis e António Faria, de Felgueiras, José Carlos Barbosa, de Paredes, Ana Marta Silva, de Baião, Gabriel Carvalho e Ana Madureira, do Marco de Canavezes e Cândido Zoio de Amarante. Entre os candidatos da região está também Lurdes Castro, de Lousada.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *