Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, vai ser candidato à Câmara Municipal do Porto. A apresentação oficial da candidatura do penafidelense, sob o lema “Porto a bom Porto”, acontece esta sexta-feira, dia 31 de janeiro, data simbólica que celebra a Revolta Republicana de 1891 no Porto.
Segundo nota de imprensa, a candidatura de Tino de Rans “surge com a ambição de unir os portuenses em torno de um projeto político participativo, inclusivo e orientado para o bem comum”.
A apresentação oficial acontecerá na Rua 31 de Janeiro, pelas 17:00 (perto da estação de São Bento) “um local de grande significado histórico, onde outrora os ideais republicanos ganharam vida” e, segundo Vitorino Silva, a escolha deste dia “não foi apenas uma data, foi um símbolo de coragem, mudança e esperança”. “Hoje, mais de 130 anos depois, é tempo de pegarmos nesse espírito transformador para construir um Bom Porto: um porto de igualdade, justiça social e desenvolvimento sustentável”, referiu o líder da candidatura, que se propõe “a valorizar o património histórico e cultural da cidade, dinamizar a economia local, garantir condições de vida dignas para todos os portuenses e promover uma gestão transparente e participativa”.
Tino de Rans, é Presidente do Partido RIR (Reagir, Incluir e Reciclar). Já foi candidato à Presidência da República, ao cargo de deputado pelo círculo eleitoral do Porto e à Câmara Municipal de Penafiel. Nas eleições autárquicas de 2021, o partido foi a votos coligado com o Partido Socialista de Penafiel – coligação “Penafiel Unido” (Partido Socialista/RIR) – tendo elegido três mandatos na vereação da autarquia penafidelense.