Os concelhos de Paços de Ferreira e de Lousada viram aprovados os processos de desagregação durante o plenário realizado esta sexta-feira na Assembleia da República.
Assim, em Paços de Ferreira, vão ser desagregadas as freguesias de Frazão Arreigada, Paços de Ferreira Modelos e Sanfins Lamoso Codessos. Em Lousada as freguesias de Lustosa Barrosas (Santo Estevão).
Na manhã desta sexta-feira partiram para Lisboa cerca de uma centena de cidadãos do concelho de Paços de Ferreira, para assistir ao vivo ao processo de votação.
No final da sessão, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, na sua rede social, manifestou a “imensa alegria” por ver o concelho a recuperar as 16 freguesias que tinha antes da lei de 2012, “respeitando assim, a nossa história, a nossa identidade e acima de tudo, a vontade das nossas populações”.
“Obrigado às dezenas de cidadãos destas nossas freguesias, agora desagregadas, que viajaram manhã muito cedo até Lisboa, no sentido marcar presença num dia que ficará gravado na história do nosso concelho”.
Também o PSD de Paços de Ferreira manifestou a sua satisfação pela conquista. “Este é o momento de agradecer a todos/as os/as envolvidos/as neste processo. O objetivo primordial foi concretizado e é hora de continuar a lutar por um concelho mais igualitário, dinâmico e forte, onde as diferentes dinâmicas de cada freguesia ajudarão a engrandecer o nosso concelho”, afirmaram, assegurando que o partido “sempre esteve ao longo deste processo, comprometido em concretizar a vontade das populações” das freguesias agora desagregadas.
Também o Partido Socialista de Paços de Ferreira veio, em nota de imprensa, agradece “publicamente às dezenas de cidadãos destas freguesias que fizeram questão de marcar presença, hoje, na Assembleia da República, num dia que ficará marcado na história do nosso concelho e pelas melhores razões”. “Valeu a pena todo o enorme trabalho do Município e o empenho do Partido Socialista. A democracia e a legítima vontade da nossa população saíram hoje, e de forma absolutamente legítima, vencedora”, asseguram.