A XIX Semana Gastronómica do Capão à Freamunde está a chegar e vai acontecer de 1 a 13 de dezembro, em oito restaurantes do concelho de Paços de Ferreira.
Ao longo de 13 dias, o capão vai ser o rei à mesa de oito restaurantes do concelho – mais um do que na edição anterior – e a edição deste ano foi apresentada no Glicínia Boutique Hotel, na cidade de Freamunde e contou com um showcooking liderado pela Chef Isabel Pires Paula, que juntou 50 munícipes tiveram a oportunidade de assistir à confeção da tradicional receita do Capão à Freamunde.
Organizado pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Freamunde, o evento conta ainda com o apoio da Associação de Criadores de Capão de Freamunde, que garante a qualidade do produto e da AJAF – Associação Juvenil Ao Futuro, que são os responsáveis pela realização do concurso de Melhor Capão.
A receita do capão é de sucesso – assado e servido com arroz do forno e batatas assadas, acompanhado com grelos – assim como é de sucesso a receita da semana gastronómica, que procura promover esta iguaria que é um ex-libris gastronómico do concelho de Paços de Ferreira, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento económico do tecido empresarial.
Organizado pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Freamunde, o evento conta ainda com o apoio da Associação de Criadores de Capão de Freamunde, que garante a qualidade do produto e da AJAF – Associação Juvenil Ao Futuro, que são os responsáveis pela realização do concurso de Melhor Capão.
Na conferência de imprensa de apresentação do evento, Joana Monteiro, presidente da Associação de Criadores de Capão de Freamunde, referiu que a Associação conta com sete criadores certificados – mais dois do que o ano passado – e destacou a importância da criação para as famílias. “Ajuda o criador, na limpeza dos terrenos, na compra da ração, dos restos da panificação. A economia mantém-se aqui, é circular e termos gente nova a querer criar e a manter-se ligado às raízes”, referiu.
Já Arménio Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Freamunde, assegurou que têm trabalhado no sentido de garantir que o capão se mantenha como ex-libris da cidade e destacou a necessidade de se “chamar os jovens para virem trabalhar a terra” e não deixarem cair as tradições.
Júlio Morais, vereador na Câmara Municipal de Paços de Ferreira, assegurou que a Semana Gastronómica do Capão à Freamunde tem como objetivo a promoção do capão, mas também “a divulgação” dos restaurantes do concelho, da atividade económica e da terra. “Sem dúvida alguma que isto é uma grande alavanca da economia local, porque estamos a falar de receitas altas na restauração, mas tudo o que envolve esta semana gastronómica”, referiu, sem dúvidas que é “muito importante” para a economia do concelho.
Este ano, a Semana Gastronómica conta com oito restaurantes, que vão capão inteiro desde 150 euros), em metades (desde 80 euros), mas também à dose (desde 45 euros). Os restaurantes aderentes são Aidê, A Presa, Areia, Garrafeira Monte do Campelo, O Tarasco, São Domingos, Parrilhada e Raro.
O evento termina com uma Gala, que acontece no dia 12 de dezembro, altura em que é conhecido o vencedor do prémio Capão à Freamunde.
No dia 13, terá lugar a Feira de Santa Luzia, onde é também atribuído o prémio ao Melhor Capão Vivo.