centro de saude

Foi benzida este domingo, a primeira pedra da futura Unidade de Saúde Familiar de São Martinho – Penafiel. O novo equipamento, que está a nascer em Novelas, junto à estação de Caminhos de Ferro e da nova Central de Transportes, deverá entrar em funcionamento em setembro de 2025.

Na bênção da primeira pedra – que foi realizada pelo Padre Paulo Aires – Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, deu nota de que este projeto surge na sequência do processo de descentralização de competências na área da Saúde, que transferiu competências do Estado para os municípios. “Foi aí que surgiu esta decisão de investir, de requalificar os nossos equipamentos na área da Saúde”, referiu o autarca, explicando que tal permitiu recorrer ao Plano de Recuperação e Resiliência e arrecadar para Penafiel o maior investimento de sempre na área da Saúde, cerca de 10 milhões de euros. “Não há memória de tanto investimento na área da Saúde em Penafiel. Nunca no passado foi feito tamanho investimento em termos de requalificação e construção de equipamentos na área da saúde”, assegurou Antonino de Sousa.

Esta decisão do município visa criar melhores condições, mais respostas na área da saúde, melhores condições para os profissionais e os utentes, abordando novos desafios, da eficiência energética, das acessibilidades, da mobilidade. “Penafiel percebeu que era importante construir duas novas unidades de saúde, uma em Penafiel, porque a atual está completamente sobrelotada e uma nova unidade nas Termas de São Vicente, já que a atual funciona num edifício arrendado, sem condições para ser requalificado”, frisou o autarca, dando nota de que além da construção destas duas unidades, vão também ser requalificadas as unidades de saúde de Penafiel e de Paço de Sousa.

A futura Unidade de Saúde Familiar de São Martinho – Penafiel, que representa um investimento de 2.7 milhões de euros – vai ser a unidade de saúde de referência para oito freguesias do concelho – Penafiel, Bustelo, Castelões, Croca, Duas Igrejas, Guilhufe e Urro, São Mamede e São Martinho de Recezinhos – e vai servir cerca de 15 mil utentes. Vai ter um centro de diagnóstico integrado, saúde oral, podologia centro de diagnóstico de pneumologia, radiologia digital, entre outros que já estão disponíveis.

A previsão é que esteja concluída em setembro de 2025.

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *