cuidador informal

O salão nobre da Câmara Municipal de Penafiel acolheu na manhã desta terça-feira, uma cerimónia de comemoração do Dia Mundial do Cuidador Informal.

Organizada pela autarquia, em parceria com a Segurança Social, a cerimónia prestou homenagem a vários dos 172 cuidadores informais do concelho, que têm estatuto reconhecido.

Manuela Miranda, da Segurança Social, destacou a importância da iniciativa, que pretendeu homenagear “de forma diferente”, o facto de os presentes terem estatuto de cuidador informal. “Temos vários cuidadores informais em Penafiel, mas nem todos têm o estatuto reconhecido”, referiu Manuela Miranda, dando nota de que no concelho existem 172 pessoas com estatuto reconhecido.

Manifestando-se “muito feliz” pela adesão dos cuidadores à iniciativa, Manuela Miranda destacou ainda o facto de, desde o início deste projeto, se notarem melhorias “no autocuidado, na autoestima, na participação”. “E, principalmente, porque criamos aqui uma segunda família”, referiu, salientando que este projeto, denominado “Capacitação do Cuidadores Informais” e pioneiro no município de Penafiel, trabalhar em prol dos cuidadores, não descurando a pessoa cuidada, mas procurando que os cuidadores “se sintam bem, que se cuidem, para poderem cuidar de quem têm em casa”.

O concelho de Penafiel foi pioneiro na implementação deste projeto piloto direcionado para os Cuidadores Informais, e desde 2018 que tem uma bolsa de cuidadores. Em 2021, a Segurança Social e a Saúde foram desafiadas a implementar o projeto “Capacitação do Cuidadores Informais” e o município de Penafiel tornou-se parceiro do mesmo.

“Todos os anos celebramos este dia com atividades para cuidar dos cuidadores, cuidar de quem cuida e valorizá-los”, referiu Daniela Oliveira, vereadora na Câmara Municipal de Penafiel.

Segundo a governante, existem muitos outros cuidadores em Penafiel que não têm o estatuto reconhecido, mas o concelho é dos que tem mais cuidadores reconhecidos – 172. E a ideia do município é apoiar estas pessoas, ir ao encontro do projeto dando-lhes cuidados, mas também, dando-lhes competências para que possam cuidar do outro.

Agora, a Câmara Municipal de Penafiel quer criar uma bolsa de cuidadores, para que em alguma circunstância ou necessidade, um cuidador possa encontrar alguém que o possa auxiliar ou substituir. “E estes convívios permitem que se conheçam, que convivam e que ganhem a confiança uns nos outros para, em caso de necessidade, terem ajuda de um outro cuidador”, concluiu.

“Um abraço, um sorriso às vezes é suficiente e aquece o coração”

IMG 3375
Rita Barbosa

Rita Barbosa é de Urrô e é cuidadora da filha de nove anos, portadora de uma doença rara e para si este contacto com as entidades envolvidas no projeto é muito importante, “pelo suporte que conseguem dar ao cuidador informal”, assim como é essencial o convívio com outros cuidadores. “Estes momentos são muito importantes, pela troca de ideias, de experiências. E é sempre muito bom podermos partilhar e contribuir para o bem-estar uma das outras. Um abraço, um sorriso às vezes é suficiente e aquece o coração”, concluiu a cuidadora.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *