PontoC

O Ponto C assinalou o primeiro mês de portas abertas, no passado domingo, e são muitos os motivos para celebrar. A nova sala de Penafiel recebeu, de 27 de setembro a 27 de outubro, um total de 9176 pessoas para ver 35 espetáculos, três exposições e 26 oficinas e debates. Os diferentes espaços do Ponto C foram palco para 248 artistas nos primeiros trinta dias.

Novembro começa da melhor forma com duas sessões esgotadas de “Feliz Aniversário”, de Marc Camoleti, com encenação de João Baião, dias 1 e 2. No domingo, dia 3, a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins apresenta “O Tango de Astor Piazzola” com os solistas Martín Sued (bandoneón) e Pedro Rodrigues (guitarra).

Dando continuidade à aposta na música brasileira, o Ponto C recebe, dia 8, o trio transatlântico que junta Paula Morelenbaum, a grande voz da bossa nova, e dois músicos alemães excecionais: o conceituado pianista Ralf Schmid e Joo Kraus, um dos melhores trompetistas europeus na atualidade. Ao vivo, o Bossarenova Trio vai dar a conhecer “Atlântico”, o mais recente registo desta aliança virtuosa.

Depois das festividades de São Martinho, que decorrem na Praça do Ponto C, o Auditório abre-se dia 24 para “AmarAmália”, coreografia de Vasco Wellenkamp para a sua Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. No mesmo dia, há duas sessões matinais para público infantojuvenil, convidado pelo encenador Paulo Lage para a peça de teatro “Vamos para Bremen”, a partir de “Os Músicos da Cidade de Bremen” dos Irmãos Grimm.

A Orquestra Sinfónica Portuguesa, do Teatro Nacional de São Carlos, chega a Penafiel com o programa “Os Mares que nos Unem”, que conta como solista a soprano Rafaela Albuquerque, a 30 de novembro, e um programa que junta os compositores Heitor Villa-Lobos, Carlos Seixas, Glück e Tchaikovski.

O mês de dezembro começa com mais uma lotação esgotada e o inconfundível Ruy de Carvalho a relatar “Ruy, A História Devida”, dia 1. O ator é uma das vozes de boas-vindas do Ponto C e está igualmente retratado na exposição “Teatra” que continua patente nos átrios do edifício.

Segue-se música a capella com o Canto Nono em “A Força (o poder) da palavra – Um Canto a José Mário Branco”, no dia 7, e “A Furgoneta” do barcelense Teatro de Balugas, no encerramento do Festival de Teatro de Penafiel, dia 8, uma peça para todas as idades.

Com dramaturgia e encenação de Sara Barros Leitão, “Guião para um País Possível” é um espetáculo criado a partir dos discursos, intervenções, apartes, insubordinações e até gestos registados no Parlamento português, para contar os 50 anos da Democracia. Com interpretação de João Melo e Margarida Carvalho, para ver dia 15 de dezembro.

Segue-se “Gatilho da Felicidade” de Ana Borralho & João Galante, dia 20. Os artistas convidam os jovens de Penafiel – entre os 18 e os 23 anos – a participarem nesta peça onde se vai discutir a definição de felicidade: será que varia de pessoa para pessoa? Como podemos ser felizes?

Com o Natal a aproximar-se, o “XMASROCKFEST” programado pela Cosmonaut muda-se para o Ponto C, nos dias 20 e 21, com programação especial no 20.º aniversário desta celebração natalícia. O ano termina com mais um concerto com lotação esgotada: “Christmas Movie Songs” de Aurea, dia 22 de dezembro.

Iniciativas paralelas de acesso gratuito

Paralelamente aos espetáculos, o Ponto C convida para conversas, ateliês no âmbito da programação e ações participativas.

Estão a decorrer três chamadas abertas à comunidade: para a ação de plantação “Defesa da Natureza”, dia 16 de novembro; para participação na peça de teatro “Gatilho da Felicidade”, dia 20 de dezembro, uma experiência reservada a jovens entre os 18 e os 23 anos; e para o projeto “Atlas Penafiel” que arranca em fevereiro de 2025 e procura participantes de todas as idades e ocupações.

No dia 23 de novembro, às 12h00, a comunidade penafidelense é convidada para um brunch de apresentação do Clube C – um ponto de encontro com vista a fortalecer laços, um canal aberto com a atividade do Ponto C, um núcleo consultivo para avaliar o impacto da nova sala de espetáculos na região – que vai reunir duas vezes por mês a partir de dezembro.

No mesmo dia, às 19h00, realiza-se uma conversa entre Miguel Carvalho e Miguel Honrado, moderada por Vanessa Augusto, que antecipa o espetáculo “AmarAmália”, pela Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, dia 24.

Acessibilidade

Mais se informa que os espetáculos “Feliz Aniversário”, Bossarenova Trio, “AmarAmália”, “Um Canto a José Mário Branco”, “Guião para um País Possível” e “Christmas Movie Songs” têm serviço de babysitting, para crianças entre os seis meses e os seis anos.

Haverá interpretação em língua gestual portuguesa em “Um Canto a José Mário Branco”; e audiodescrição em “AmarAmália”, “Ruy, a História Devida” e “Guião para um País Possível”.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *