O Presidente do Município de Paredes, Alexandre Almeida, recebeu esta segunda-feira, 14 de outubro, na Câmara Municipal, a comitiva, liderada pelo presidente da ACES Europe, Gian Francesco Lupattelli, dos membros do Comité de Avaliação da candidatura de Paredes a Cidade Europeia do Desporto em 2026.
Alexandre Almeida deu a conhecer o território ao Comité de Avaliação e explicou aos jornalistas, na conferência de imprensa, desta manhã, de apresentação da candidatura, que “é difícil dizer o porquê da candidatura a Cidade Europeia do Desporto, porque aquilo que Paredes já faz antes de se apresentar como cidade candidata, é promover a prática de desporto para a saúde. Isso foi sempre um dos nossos lemas. Nós, na autarquia, há muito tempo que temos programas dedicados aos seniores, em complemento, também, com Unidades Locais de Saúde, porque realmente o resultado tem sido muito bom. Todos aqueles seniores que praticam desporto melhoram a sua situação, quer ao nível do diabetes, colesterol, motricidade, peso, e com isso não tenho dúvidas que o envelhecimento destas pessoas será ativo e com qualidade de vida”, refere o autarca.
Segundo o autarca Paredes é um concelho que sempre apostou muito no desporto, “temos infraestruturas desportivas para várias modalidades. Temos realmente uma grande versatilidade desportiva, desde futebol, andebol, hóquei em patins, voleibol, andebol de praia, futebol de praia”.
Em Paredes 5% são desportistas federados, “porque somos um dos concelhos mais jovens do país e, depois, dispomos também de muitos equipamentos para praticar desporto. Temos vários pavilhões, campos de futebol, temos previsto no próximo ano a construção de uma pista de atletismo, no Parque da Cidade”, anunciou o Presidente do Município de Paredes, acrescentando que até final do mandato “queremos ter um parque em cada freguesia para que as pessoas possam caminhar, praticar exercício”.
Para o autarca de Paredes, a apresentação desta candidatura é considerada já um gesto vencedor, “somos vencedores por termos todos este passado desportivo, já somos vencedores por querer fazer Paredes uma cidade que vive o desporto, o desporto para todos e, portanto, aguardamos com serenidade a decisão do júri. Já valeu a pena todo este caminho, se não for em 2026 será noutro ano, o importante é continuar com estes valores no desporto porque isso faz-nos sentir bem e esse é o caminho que definimos para Paredes”.
O presidente da ACES Europe, Gian Francesco Lupattelli, destacou a importância do “Desporto para todos, envolvendo sobretudo os mais novos e os idosos, pela saúde”, incentivando ainda a população a “sair para fazer desporto pela saúde”. Lupattelli também que “os médicos receitam exercício físico. É importante que todos os habitantes de Paredes sejam “movimento” para fazerem parte dos 95% de atletas não federados do concelho”.
Paredes começou a preparar a candidatura há cerca de dois anos. “Juntamos todos os parceiros, entidades, atletas, clubes, famílias paredenses para criar uma rede de proximidade e de estreita colaboração que nos permite acreditar que Paredes será Cidade Europeia do Desporto em 2026”, refere o autarca.
No Município de Paredes, segundo os dados estatísticos, o Movimento Associativo de Paredes é constituído por 69 clubes/associações, com representantes em todas as 18 freguesias. A prática desportiva federada é desenvolvida em 14 freguesias, num universo de 3958 atletas que representam 5% da população de Paredes, sendo 1%, 846 atletas do sexo feminino. Existem 19 modalidades federadas e 11 modalidades com prática regular não federada.
O desporto adaptado apresenta uma enorme vitalidade e dinâmica, com os seus Programas Municipais que envolvem 265 atletas em 13 modalidades.
O município participa com a população sénior em programas de atividade física desde o “Mais Vida Ativa”, “Walking Football”, “Boccia Sénior” e projeto “Diabetes em Movimento”. Nestes programas temos envolvidos mais de 850 seniores. Temos ainda a Escola de Natação que ensina a nadar dos 6 meses aos 75 anos.
No desporto adaptado Paredes é uma referência nacional no trabalho desenvolvido nas modalidades de Natação, Boccia DI, Golfe, Ténis de Mesa, Futsal, Atletismo, Orientação e Ciclismo que envolvem cerca de 300 atletas.
O Município desenvolve, ainda, em parceria com as escolas do concelho, o programa “Biciclar” voltado para o ensino da habilidade de pedalar/andar de bicicleta. Em conjunto, estes programas abrangem cerca de 2600 jovens e crianças.
Todo este trabalho é desenvolvido em cooperação estreita entre a Câmara, as Juntas de Freguesias, as instituições, os clubes, as associações, os atletas e toda a comunidade de Paredes.
Segundo o autarca Alexandre Almeida, “parte do orçamento municipal destina-se a investir na melhoria das infraestruturas desportivas, para a construção e qualificação das nossas instalações e equipamentos desportivos, promovendo e garantindo mais e melhores condições para a prática da atividade física, em todo o concelho”.
O Pelouro do Desporto aposta em dinamizar as instalações desportivas municipais, nomeadamente, piscinas cobertas e da piscina verde ao ar livre, pavilhões, campos de ténis, campos de futebol, campo de golfe, polidesportivos, salas de desporto e ginásio municipal e os parques com circuito de manutenção.
A autarquia realiza e promove eventos do desporto informal e para os cidadãos, na maioria são atividades gratuitas.
As modalidades praticadas e o número de atletas têm aumentado significativamente, especialmente do género feminino. Neste sentido, o Município de Paredes tem vindo a aumentar os apoios e investimentos nos clubes e associações.
A atribuição do título de “Cidade Europeia do Desporto” é da responsabilidade da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES- Europa). As candidaturas das cidades de Paredes e de Albufeira contam com o apoio da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto (ACES-Portugal). O anúncio da cidade vencedora está previsto para novembro.