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A nova Central de Transportes de Penafiel vai entrar em funcionamento no dia 1 de janeiro de 2025 e a Câmara Municipal de Penafiel assinou esta sexta-feira o contrato com o consórcio de transportes públicos EXPRESSDIAGRAM, formado pelas operadoras Valpi Bus e Rodonorte.

Numa sessão que decorreu na Central de Transportes de Penafiel, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, assegurou que a entrada em funcionamento deste equipamento marcará uma “revolução no domínio da mobilidade, para Penafiel e para todos os concelhos”.

O novo equipamento, situado junto à estação de Caminhos de Ferro, em Novelas, tem como objetivo melhorar a eficiência da oferta de transportes públicos de passageiros e a intermodalidade no concelho.

A gestão e operacionalização da nova Central de Transportes, que passará a ser o principal polo de transportes públicos da região, será gerida por este consórcio, que assinou um contrato de cinco anos, o mesmo prazo da concessão, havendo a possibilidade de renovação.

“Tudo isto resulta de uma estratégia que fomos delineando há alguns anos, com dois objetivos: o primeiro era o de criar melhores condições de mobilidade para os nossos cidadãos e, por outro lado, queríamos também que a nossa cidade pudesse ter uma nova área de expansão, porque começam a ficar reunidas as condições para que este possa ser um espaço bom para viver, vai ter mobilidade com qualidade”, explicou o autarca.

E, na concretização destes objetivos, encontraram o parceiro Valpi, “uma instituição que sabe mais e melhor do que ninguém gerir um equipamento com estas características”, que vai assumir, no âmbito deste protocolo, a gestão do equipamento, assim como da estação da mobilidade, localizada no centro da cidade. “A VALPI é uma grande instituição no concelho e é fundamental ter uma parceria que sabe como gerir um equipamento com estas características”, frisou o autarca.

No âmbito do acordo estabelecido, a Valpi vai encerrar a sua atividade no centro da cidade de Penafiel. A Câmara Municipal alienou à empresa um terreno em frente à Central de Transportes, que visa “promover a criação de condições para a VALPI”, e vai permitir que a empresa encerra as instalações que ocupa atualmente até setembro de2025, para se mudar para as que serão criadas junto à Central. “Vão deixar de ser um constrangimento para a cidade e vão potenciar outras áreas naquele mesmo local”, assegurou Antonino de Sousa.

Valpi investe 10 milhões de euros

Em representação da Valpi, Nélson Lopes recordou que se trata de uma empresa que completa 100 anos em 2026, com uma ligação intrínseca aos transportes, que evolui e, nos últimos 20 anos, alargou a sua atuação no âmbito da mobilidade para rent-a-car e agências de viagens e, na área industrial, com a criação da Britafiel e de uma empresa produção de biocombustíveis.

Com uma faturação de cerca de 70 milhões de euros, é nos transportes que quer continuar a apostar” e a aproveitar todo o know-how conquistado ao longo dos anos”.

Nesse sentido, segundo o administrador da empresa, esta parceria com a Câmara Municipal corresponde a um investimento de cerca de 7 milhões de euros em equipamentos novos, “já com capacidade de utilização de biodiesel a 100%”, o que resultará numa redução de emissões de carbono na ordem dos 84%. “Paralelamente a isso, se queremos melhorar a qualidade da oferta de transporte, nem só de autocarros se faz isto, mas também com outro tipo de infraestruturas. E já concretizamos passos para desmobilizar a nossa para outro espaço, neste caso, para um terreno ao lado da estação, para podermos ter uma assistência muito mais capaz e infraestrutura mais adequada para o desenvolvimento dos nossos serviços”, referiu, dando nota de que tudo representará um investimento de cerca de dez milhões. “Isto demonstra o nosso empenho em promover a cidade, em ajudar para oferecer um bom serviço de transportes. E vamos precisar que haja uma grande interação com a Câmara, porque este nosso esforço tem que ser equilibrado”, concluiu.

CIM confiante de que a 1 de janeiro de 2025 esteja tudo operacional

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, é a autoridade de transportes no Tâmega e Sousa e responsável pelas concessões de transportes urbanos e, Telmo Pinto, da CIM, que também marcou presença na cerimónia, salientou a importância do centro de transportes, na medida em que vai criar condições para que exista “uma intermodalidade entre o rodoviário e o ferroviário”, algo que considerou “estratégico não só para Penafiel, mas para toda a região”, com o comboio e com uma alinha urbana permanente a Penafiel e aos municípios vizinhos.

Falando em concreto da concessão, o secretário-geral da CIM Tâmega e Sousa explicou que sofreu alguns revezes, “não por falta de vontade” dos municípios, mas pelas dificuldades que têm enfrentado, nomeadamente com a gestão das redes com as da Área Metropolitana do Porto. “Mas estamos a trabalhar com confiança, no sentido de criarmos as condições para que no dia 1 de janeiro de 2025 possamos iniciar os transportes”, assegurou.

Segundo Telmo Pinto, em Penafiel os transportes têm “uma grande procura” em relação aos outros municípios, o que torna esta operação “muito sustentável”. “A procura responde aos desafios e às necessidades da empresa”, concluiu.

 

 

 

 

 

 

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