Congresso Cirurgia Vascular 3

Durante dois dias, profissionais de saúde dos cuidados de saúde hospitalares e primários reuniram-se na Centro Cultural de Paredes para o I Congresso de Cirurgia Vascular da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULS-TS).

Com a partilha de experiência clínica e conhecimento científico no horizonte, a iniciativa focou-se também na realização de workshops práticos de prevenção e tratamento das doenças vasculares mais frequentes, como é o caso de condições como as úlceras venosas, varizes, pé diabético, entre outras.

Para João Almeida Pinto, diretor do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular da ULS-TS, o encontro justifica-se pelo “crescimento significativo da atividade assistencial deste serviço, que tem permitido prestar um serviço mais diferenciado e com novas valências”. Para o clínico, esta melhoria deve-se “a um intenso trabalho de equipa que nos faz caminhar lado a lado com os melhores centros de cirurgia vascular do país”. O serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular foi criado no Hospital Padre Américo há 16 anos.

No primeiro dia, a parte da manhã foi dedicada às patologias venosas, como a insuficiência venosa periférica e a trombose venosa profunda. As patologias arteriais tiveram destaque na parte da tarde, onde se falou de condições como a isquemia aguda, a doença arterial obstrutiva periférica e o pé diabético.

No segundo e último dia de congresso, estiveram em cima da mesa temas como a doença carotídea, o aneurisma da aorta e o linfedema. Após os painéis, tiveram lugar os workshops de partilha de conhecimentos práticos, com foco no tratamento de feridas derivadas de patologias vasculares e arteriais.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *