O PSD de Paços de Ferreira em comunicado enviado denuncia “a desonestidade política do atual executivo socialista, liderado pelo Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, no que concerne à construção do novo Posto Territorial da GNR de Freamunde”.
Segundo o comunicado do PSD de Paços de Ferreira “Depois de três anos de inércia e de visível incapacidade de reivindicar os interesses neste processo, vem agora este executivo PS enviar um ultimato à Ministra da Administração Interna para que se pronuncie, no prazo de 15 dias, sobre o avanço do projeto. Todos sabemos que este Governo PSD entrou em funções há poucos meses, sendo inconcebível este tipo de atuação quando, durante os últimos três anos, não houve qualquer pressão sobre o anterior Governo PS, por coincidência da mesma cor política do executivo municipal”.
Para o partido social democrata a evolução cronológica deste caso não deixa dúvidas, “após as eleições autárquicas de 2013, o Município anunciou o início das obras de adaptação do espaço para o novo quartel da GNR, utilizando para tal funcionários do próprio Município. Porém, mais tarde, o mesmo executivo informou que a legislação vigente não permitia que as instalações da GNR fossem contíguas à Associação Musical de Freamunde”.
“Entre 2013 e 2020, este projeto, fundamental para a segurança da cidade de Freamunde e do norte do concelho, assim como para a melhoria das condições de trabalho dos militares, manteve-se estagnado, sem qualquer evolução ou esclarecimento do executivo PS à população”.
No comunicado o PSD refere que “foi apenas em setembro de 2020, nas vésperas de uma Assembleia de Freguesia, que o executivo socialista anunciou que as obras do quartel iriam ter início em 2021 (ano de eleições), noutro local, mais concretamente junto às piscinas cobertas de Freamunde”.
“Sem que qualquer obra tivesse começado em 2021, foi apenas em junho de 2022 que o Município adquiriu os terrenos à Gespaços para dar início à construção. Mais tarde, em junho de 2023, foi aprovada a assinatura de um protocolo com o Ministério da Administração Interna (MAI) para avançar com a construção do posto da GNR”.
“O PSD de Paços de Ferreira lamenta profundamente que a atual maioria socialista na Câmara continue a esconder a sua incapacidade de gerir este processo, preferindo criar ilusões e distrair a população de Freamunde com manobras políticas. Ao agir desta maneira, o executivo PS prepara-se, mais uma vez, para assumir o papel de vítima e esquivar-se às responsabilidades de não existir ainda um novo posto da GNR em Freamunde”.
Autarca desafia líder do PSD a instigar Governo a cumprir projeto
Na sequência do comunicado emitido pelo PSD de Paços de Ferreira, Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal, lamentou a posição da oposição. “Como em tudo o que é feito em Freamunde, votou contra a construção do novo posto da GNR de Freamunde. O líder do PSD, em vez de fazer comunicados ridículos, devia antes instigar o Governo do seu partido a cumprir com as obrigações assumidas com a Câmara Municipal, face a tantos milhões de euros que recebeu de um governo do PS e que parece querer dividir apenas por autarquias do partido”.