“O caminho das Unidades Locais de Saúde está agora a começar. E o caminho faz-se agregando as nossas equipas, olhando para o futuro e prevenindo a doença”. Foi desta forma que Henrique Capelas, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Tâmega e Sousa, deu as boas-vindas a uma centena de clínicos que participaram no #TãopróximodeSi Summit – Integração de Cuidados, que decorreu no Hospital de São Gonçalo – Amarante.
Esta iniciativa pioneira no Serviço Nacional da Saúde teve como objetivos centrais: a apresentação da visão do Conselho de Administração para o mandato; aproximação entre os cuidados hospitalares e os cuidados de saúde primários; e promoção da cultura organizacional. A primeira edição da #TãopróximodeSi Summit marca o arranque de uma nova orientação estratégica e posicionamento para a Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, na qual se pretendeu envolver desde o primeiro dia todos os profissionais de saúde.
Ana Correia de Oliveira, vogal do Conselho de Gestão da Direção Executiva do SNS, destacou na sessão de abertura que a “integração de cuidados é fundamental para o funcionamento eficiente dos sistemas de saúde”.
O evento contou com a apresentação do novo regulamento e organigrama da ULS-TS, bom como de um painel de Liderança e Cultura Organizacional conduzido por João Brás, professor da Católica Porto Business School, que permitiu capacitar os profissionais com ferramentas de liderança e gestão de equipa fundamentais para o exercício das suas funções.
O #TãopróximodeSi Summit – Integração de Cuidados trouxe à discussão oito temas fundamentais para o dia-a-dia das instituições de saúde, juntando diferentes grupos de clínicos: critérios de referenciação hospitalar, rastreios, MCDT´s, consultoria de especialidades, doença aguda, medicina física e reabilitação, cuidados continuados e processo assistencial integrado. No fim, os clínicos apresentaram as conclusões de cada grupo de trabalho.
Henrique Capelas encerrou o evento, reforçando que “a comunicação entre equipas e profissionais é fundamental para o funcionamento eficiente das instituições e para o cumprimento da missão de servir a população”.