Entende-se por comprometimento organizacional o tipo de relação que o trabalhador estabelece com a organização. Nesta altura do ano, provavelmente uma grande parte dos trabalhadores já estará a pensar ou a usufruir das suas férias. Quem sabe se não poderá ser uma boa ocasião para repensarem qual o comprometimento que têm com a organização onde trabalham. Este poderá apresentar várias vertentes relacionadas com diferentes atitudes/comportamentos. As vertentes referidas poderão estar relacionadas com as seguintes questões:
- Quanto se identifica com a sua organização? [comprometimento afetivo]
- Quanta necessidade tem de trabalhar nela? [comprometimento instrumental]
- Quanta obrigação/dever sente em lá trabalhar? [comprometimento normativo]
- Quanto exposta é a sua ligação com a organização? [comprometimento de coesão]
No mundo muitas vezes apelidado de FANI (Frágil, Ansioso, Não Linear e Incompreensível), a “incerteza é uma certeza” e as soluções do passado são frequentemente os problemas do presente. Desta forma, as organizações têm de se adaptar positivamente e criar a Cultura Organizacional apropriada para trabalhadores cada vez mais habilitados, exigentes, reivindicadores e sonhadores. Nesse sentido, a “qualidade e intensidade” do vínculo que o trabalhador tem com a sua empresa, estará provavelmente relacionado com a perceção de felicidade que este sente no local de trabalho.
Através da Prática de Coaching Organizacional é possível promover e fortalecer o comprometimento organizacional dos seus trabalhadores. O sucesso da sua organização depende disso.
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