O FC Porto esteve a um minuto de se qualificar para a final da UEFA Youth League, ao estar a vencer o AC Milan (2-1) até ao terceiro dos quatro minutos de descontos. Nesse instante o AC Milan fez o 2-2, por Alexander Simmelhack, e levou o jogo para a decisão nos penaltis. Aí, a formação italiana foi mais forte e bateu o FC Porto, por 4-3.
A jovem equipa portista entrou a perder contra os milaneses, que se adiantaram ao minuto 12, com um golo de Filippo Scotti.
Já próximo do intervalo, o pacense Jorge Meireles fez um espetacular slalom até à área milanesa e quando rematou à baliza a bola foi intercetada com o braço por um defensor italiano. O penalti foi assinalado e Jorge Meireles assumiu a sua marcação, fazendo-o de forma exemplar e igualando o marcador (1-1), o resultado que se registava ao intervalo.
A equipa portista entrou mais forte no segundo tempo e adiantou-se no resultado, aos 65 minutos, pelo central Gabriel Brás, após um pontapé de canto marcado por Jorge Meireles.
O jogo ficou então mais aberto e o FC Porto dispôs de grandes oportunidades para ampliar o marcador, frente a um Milan que também teve as suas chances e acabou por marcar no último minuto dos descontos.
O avançado Jorge Meireles, com um golo e uma assistência, esteve em destaque na equipa portista, iniciando as principais jogadas de ataque dos azuis e brancos, mas teve a infelicidade de ser o primeiro a falhar na decisão das grandes penalidades. O outro pacense em campo, Dinis Rodrigues, jogou a defesa esquerdo, posição contrária ao seu lugar de raiz, mas conseguiu uma exibição muito segura e concentrada, evitando que o Milan levasse perigo à baliza de Diogo Fernandes. Saiu aos 88 minutos como proteção ao cartão amarelo que tinha recebido.
Na final da prova o AC Milan vai defrontar o Olympiacos (Grécia), que na outra meia-final derrotou o Nantes (França), por 3-1, também na marcação de grandes penalidades. A partida terá lugar na próxima segunda-feira, pelas 17h00, na Suíça.
A Youth League da UEFA é uma competição disputada pelas equipas sub-19 dos clubes apurados para a Fase de Grupos da Liga dos Campeões da UEFA, a que se juntam os campeões nacionais sub-19 dos 32 países melhor posicionados no ranking da UEFA.