ePLANET Visita Girona 5 scaled

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa visitou o projeto-piloto que está a ser dinamizado pelo Governo Provincial de Girona, na região da Catalunha, Espanha, no âmbito da rede europeia de promoção da transição energética ePLANET – European public local authorites’ network for driving the energy transition [ePLANET – Rede europeia de autoridades públicas locais para a transição energética], uma rede da qual a CIM do Tâmega e Sousa faz parte desde 2022.

O programa da visita incluiu dois projetos de referência ao nível da eficiência energética implementados por entidades públicas daquela província espanhola em edifícios públicos – a Fábrica Pagans, em Celrà, e o Pavilhão Municipal de Begur.

Na Fábrica Pagans, uma antiga fábrica de tintas para tingimento de peles, que alberga atualmente o Centro de Interpretação do Campo de Aviação de Celrà, foram implementadas medidas passivas de eficiência energética no edifício, nomeadamente substituição de janelas e isolamento das paredes e da cobertura, bem como um sistema de produção de eletricidade fotovoltaica, um sistema de produção de calor e uma rede urbana de calor com recurso a caldeiras de biomassa. O Pavilhão Municipal de Begur passou a ser climatizado por uma rede de calor urbana alimentada por um sistema de caldeiras de estilha, pedaços de madeira usados para soluções de aquecimento.

Além de casos de sucesso na província de Girona, estes dois exemplos revestem-se de interesse para outras regiões europeias, nomeadamente para a região do Douro, Tâmega e Sousa, pelo seu potencial de replicabilidade no nosso território.

A rede ePLANET tem como foco a transição energética no setor público através da coordenação entre as autoridades locais e regionais na implementação de medidas neste âmbito. O projeto visa, igualmente, a implementação de um novo modelo para a governação de clusters para a transição energética assente numa  plataforma digital para partilha de informações que, pelo seu elevado grau de replicabilidade e adaptabilidade, pode servir de apoio à tomada de decisões pelas autoridades públicas de distintos países e regiões europeias no quadro da transição energética.

Para garantir o desenvolvimento correto de ferramentas e o foco nas efetivas necessidades das autoridades públicas, o ePLANET, que é cofinanciado pelo programa Horizonte 2020 – Desafios Societais – Energia segura, limpa e eficiente, tem em curso três projetos-piloto – na província de Girona (Espanha), na região de Zlín (República Checa) e na ilha de Creta (Grécia).

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *