A Câmara Municipal de Paços de Ferreira inaugurou este domingo a ciclovia que liga as cidades de Paços de Ferreira e Freamunde. Com uma extensão de quatro quilómetros, a via teve um investimento de mais de três milhões de euros e vai dar mais segurança aos ciclistas e caminhantes, trazendo ainda vantagens em termos de mobilidade urbana e também ambiental.
“Este projeto foi projetado por este executivo municipal no âmbito do plano da mobilidade urbana sustentável. E são os fundos comunitários que permitem que nós, enquanto dirigentes políticos, possamos fazer os investimentos que, por si, reproduzir novos investimentos de natureza privada. E creio que é isso que está aqui a acontecer, esta requalificação não só da rede viária, mas também permitindo ter este espaço para a mobilidade urbana sustentável para as caminhadas, para andar de bicicleta, para o lazer, saúde e bem-estar das pessoas. É importante por esse fim, mas também porque ajuda a criar novos investimentos, e investimentos que trazem retorno, num sítio onde temos o maior centro de mobiliário da Europa, junto a um centro comercial, assim como a outras zonas comerciais”, referiu Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.
Este novo percurso ciclável urbano abrange as freguesias de Paços de Ferreira, Freamunde e Carvalhosa e foi já experimentado por dezenas de pessoas que acederam ao convite da Câmara Municipal e foram pedalar e caminhar na nova infraestrutura.