A terceira edição das Jornadas do Ambiente de Paredes organizadas pela autarquia de Paredes, nos dias 11 e 12 de abril, desafia as escolas do concelho com um programa diversificado de iniciativas sobre sustentabilidade, desde workshops, palestras, conferências e uma “eco-mostra”.
Durante dois dias, Paredes irá dedicar-se a debater o ambiente e a sustentabilidade com a comunidade escolar. O programa das jornadas do Ambiente tem início no dia 11 de abril, pelas 15h00, no Pavilhão Multiusos de Paredes, com uma sessão de abertura que terá a presença do Vereador do Ambiente, Francisco Leal, do Presidente da Junta de Freguesia de Paredes, Artur Silva e do Diretor do Agrupamento de Escolas de Paredes, Miguel Cavadas.
O primeiro dia de atividades destina-se à realização de vários workshops. O Ecomovimento/EcoX demonstra a reciclagem “do óleo alimentar usado ao sabão”, na EB2 de Paredes. O workshop “Reciclagem de Papel e Brincadeiras Sustentáveis” é organizado na EB de Bitarães pelo Clube de Ciência Viva na Escola 1º Ciclo. Segue-se na EBS de Paredes a sessão sobre a “Robótica na Horta”, com o Clube de Ciência Viva na escola 2º e 3º Ciclo. O Jardim de Infância do Monte acolhe a dinâmica “Muros com Vida”, do Clube de Ciência Viva na Escola Pré-Escolar.
No dia 12 de abril, a manhã é dedicada aos “Recreios com Vida”, no Jardim de Infância de Gondalães, e “Recreios em Ação/Metodologia Brincofísico”, no Jardim de Infância de Estrebuela, realizados pelo Games and Fun. Durante a tarde, a partir das 14h30, no Multiusos de Paredes, poderão visitar a “Eco-Mostra, Parceiros na área do ambiente e sustentabilidade”. Ainda no Multiusos, às 16h00, tem lugar uma conferência com o tema central: “Ambiente: Escolas em Ação”, com diversos oradores para debater também as várias temáticas nomeadamente “abrir as escolas à comunidade para promover a sustentabilidade, Projeto Bibliolab” com a investigadora Xana Sá Pinto, da Universidade de Aveiro, a escritora especialista em botânica, Fernanda Botelho, irá abordar as “Plantas do Mundo: o papel das plantas na nossa vida do Planeta, plantas e suas histórias, viagens, usos e tradições” e orador Paulo Cortez, do Instituto Politécnico de Bragança, irá falar sobre “a tecnologia na monitorização da fauna – caso de estudo”.
No final da conferência haverá um momento de degustação, proporcionado pelos alunos do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria da EBS de Paredes, que apresentam produtos locais saudáveis e sustentáveis.
As Jornadas do Ambiente encerram com os habituais Workshops Noturnos dedicados a três temas: “Foto-armadilhagem para monitorização da fauna”, com Paulo Cortez, no Parque da Cidade de Paredes, “Visionarium em Paredes”, com José Azevedo, na Sala do Visionarium em Paredes, e “Flora espontânea seus usos tradicionais, medicinais, comestíveis e sua relevância na conservação dos ecossistemas”, com Fernanda Botelho, no Jardim de Infância de Estrebuela.
As atividades são gratuitas, com inscrições abertas no site do Município.