Dos candidatos a deputados na região do Vale do Sousa, apenas dois asseguraram um lugar na Assembleia da República, na sequência dos resultados das eleições legislativas deste domingo.
Assim, dos vários partidos que se apresentaram a votos, apenas o paredense José Carlos Barbosa, foi eleito para a bancada do Partido Socialista e a felgueirense Sónia Monteiro, conquistou um lugar pelo Chega.
No total, a Assembleia da República tem 230 deputados, sendo que 79 lugares serão ocupados pela Aliança Democrática, 77 pelo Partido Socialista, 48 pelo Chega, cinco pelo Bloco de Esquerda, quatro pela Iniciativa Liberal, quatro pelo Livre, quatro pelo PCP-PEV e um pelo PAN.
Da região do Vale do Sousa, das listas da Aliança Democrática constava o nome do paredense Alberto Soares Carneiro, que ocupava o 18.º lugar, assim como o de Ana Isabel Moreira, de Penafiel, que ocupava o 19.º lugar, logo seguida, pelo lousadense Leonel Vieira em 20.º lugar e de Pedro Melo Lopes, de Felgueiras, em 21.º lugar. Da lista faziam ainda parte os penafidelenses António Gaspar Dias e António Cunha, ocupam respetivamente o 23.º e o 29.º lugar da lista. De Paços de Ferreira, na lista, estavam os nomes de Célia Carneiro e Rui Barbosa, que ocupam, respetivamente, o 28.º e o 35.º lugar. Em 39.º lugar estava o penafidelense Diogo Rafael Rocha e o último lugar da lista – o 40.º lugar – foi ocupado pela lousadense Cidália Neto. Contudo, nenhum deles conseguiu ser eleito.
Do lado do Partido Socialista, a lista era composta por sete elementos da região do Vale do Sousa, entre os quais o repetente José Carlos Barbosa, de Paredes, que ocupava a 11.ª posição, e conseguiu garantir a sua reeleição. O penafidelense Paulo Araújo Correia (15.º), o felgueirense António Faria (16.ª) e a lousadense Cristina Mendes da Silva (20.º), não conseguiram garantir a sua reeleição.
De fora ficaram também os socialistas Júlio Morais, de Paços de Ferreira (25.º na lista pelo círculo eleitoral do Porto), Armando Leal, de Paredes e de Inês Monteiro, de Penafiel, que ocupavam respetivamente os 37.º e 38.º lugares.
O Chega conseguiu eleger um deputado da região. Foi Sónia Monteiro, de Lousada, que ocupava o 5.º lugar. De fora ficou Gustavo Borges, que seguia em 29.º lugar.
Quem também não foi eleito para a Assembleia da República foi o paredense Cristiano Ribeiro, que ocupava o 15.º lugar da lista da CDU e Bruno de Sousa, de Penafiel, que seguia em 20.º lugar.
Fora da Assembleia da República ficaram também os deputados do Bloco de Esquerda Duarte Graça, de Penafiel e Paula Teles, de Lousada, que ocupavam o 33.º e 44.º lugares, respetivamente.
Também os candidatos a deputados do Livre da região não conseguiram votos para garantir um lugar na Assembleia da República. Filipa Pinto (2.º lugar), de Lousada e Mário Gaspar (5.º lugar) de Felgueiras, não conseguiram votos suficientes para serem eleitos.